O atacante do Barcelona, Lamine Yamal, ganhou o Golden Boy 2024, prêmio concedido ao melhor jogador de futebol sub-21 do mundo. Yamal, de 17 anos, torna-se o jogador mais jovem a conquistar o prêmio e o terceiro pelo Barcelona nos últimos quatro anos, seguindo os passos de seus companheiros Pedri e Gavi.

Foto: Oscar J Barroso/Europa Press via Getty Images
Yamal sucede ao jogador do Real Madrid Jude Bellingham, que conquistou o troféu no ano passado. Outros vencedores anteriores desde que o ilustre prémio foi estabelecido pelo jornal desportivo italiano Tuttosport em 2003 incluem Erling Haaland, Kylian Mbappé e Lionel Messi.
Este é o mais recente de uma série de prêmios que Yamal recebeu desde que estreou no time principal do Barcelona, aos 15 anos, em 2023.
Yamal havia vencido o Troféu Kopa
Em outubro, conquistou o Troféu Kopa na cerimônia da Bola de Ouro, tornando-se o mais jovem vencedor da história desse prêmio, que também reconhece o melhor jogador sub-21 do futebol masculino.
Yamal também terminou em oitavo na votação da Bola de Ouro, depois de um ano de enorme sucesso no clube e na seleção, ajudando a Espanha a vencer o Campeonato Europeu no verão passado e desempenhando um papel de liderança em um time renovado do Barça sob o comando de Hansi Flick.
Na Eurocopa foi eleito Jogador Jovem do Torneio, incluído na Seleção do Torneio e seu gol na semifinal contra a França foi eleito Gol do Torneio. Com o Barça ele quebrou vários recordes relacionados à idade em jogos, gols e assistências.
Em 16 jogos em todas as competições nesta temporada, ele marcou seis gols e deu oito assistências.
Ele perdeu os últimos três jogos do Barça devido a uma lesão no tornozelo, mas o técnico Flick, falando após a vitória de terça-feira sobre o Brest pela Liga dos Campeões, disse que poderia retornar para o jogo da LaLiga no sábado contra o Las Palmas .