Nesta terça-feira (18), em Leipzig, na Alemanha, Portugal venceu a República Tcheca por 2 x 1, encerrando o Grupo F e a primeira rodada da Eurocopa. Cristiano Ronaldo, que bateu o recorde de jogador que mais disputou a competição com seis, passou em branco. Mas Francisco Conceição, que entrou na segunda etapa, fez gol português no último minuto.
Foto: GABRIEL BOUYS / AFP
Primeiro tempo sem emoção
A Seleção das Cinco Quinas não começou o jogo bem. Do mesmo modo, a República Tcheca estava ali, na espera de uma única bola para poder contraatacar. No entanto, essa bola chegou poucas vezes para Patrick Schick, do Bayer Leverkusen, botar no fundo das redes.
Obviamente os favoritos eram os portugueses,mas, os mesmos não conseguiram entregar o que seus torcedores esperavam. A Tchequia, que era um franco-atirador, percebeu que dava para atacar um pouco mais. Isso porque Portugal não estava jogando o que sabe. Entretanto, não souberam furar o bloqueio defensivo.
Segundo tempo melhora e Portugal vence no último minuto
A expectativa do público era de uma partida melhor no segundo tempo, mas essa expectativa foi frustrada. Pelo menos até os 17′, quando Provord avançou pela direita e arriscou de fora da área. Diogo Costa, goleiro português, aceitou e a famosa “zebra” passeou em Leipzig.
O que durou apenas sete minutos, quando aos 24′, Hranáč fez contra e empatou para Portugal. Roberto Martínez colocou Pedro Neto e Francisco Conceição, que mais tardar resolveriam a partida. Faltando três minutos, Cristiano Ronaldo avançou pela esquerda e tocou para Diogo Jota, que faz o gol.
Porém, com a ajuda do VAR, o gol foi invalidado por impedimento. Parecia que os lusitanos iriam empatar, mas, nos acréscimos, Pedro Neto tocou para Francisco Conceição marcar no fim do jogo e da a vitória para Portugal.