Invicto em casa! Na noite de quarta-feira (26), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Vasco de virada por 2 x 1, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Óscar Estupiñán, que já tinha feito dois na rodada passada para o Esquadrão, foi o autor do gol salvador para o time de Rogério Ceni.
Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Primeiro tempo: Bahia amassa, mas só empata
Os primeiros 10 minutos foram amplamente dominados pelo time da casa. Tanto que logo aos 7′, em jogada pela esquerda, Thaciano recebeu bela bola de Luciano Juba e arriscou de fora da área. A bola resvalou em Maicon e matou Léo Jardim, que não conseguiu pegar a bola que foi morrer no fundo das redes.
Com o placar ao seu favor logo no início, parecia que os donos da casa iriam dominar. Como dominaram grande parte do primeiro tempo, mas a equipe vascaína estava tentando chegar com perigo ao gol de Marcos Felipe. Aos 20′, Vegetti saiu sozinho com o goleiro, que defendeu.
Na sobra, a bola foi cruzada rasteira na esquerda e aproveitada por Paulo, que empatou o jogo e recolocou o time visitante no jogo.
Apesar do empate, o Bahia manteve a postura de trabalhar a bola na zona intermediária do ataque para encontrar brechas na defesa vascaína. Aos 30 minutos, Everton Ribeiro lançou Gilberto, o lateral escorou e Cauly pegou de primeira e acertou o travessão. Seria um golaço do camisa 8.
Minutos depois, Cauly recebeu lindo lançamento de Everton Ribeiro, o meia improvisou um toque por cobertura e viu a bola passar tirando tinta do travessão. Mais uma vez por um detalhe ele não marcou um lindo gol na Fonte Nova.
Segundo tempo: Expulsão de David e gol no apagar das luzes do Bahia
No segundo tempo as coisas começaram a ficar nervosas para o Bahia. Mesmo que o Vasco não chegasse com tanto perigo assim, o torcedor Tricolor estava impaciente com a demora de finalizar as jogadas e ter um placar de virada.
Aos 13 minutos, o Bahia ficou com um jogador a mais depois que David acertou um tapa em Gilberto na disputa de bola, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Para aproveitar o cenário, Ceni deixou o time mais vertical, colocando Ademir, Biel e Estupiñan nos lugares de Thaciano, Gilberto e Cauly, respectivamente.
Aos 40 minutos, Biel cruzou rasteiro, o colombiano Estupiñan dividiu com o marcador e deu toque sutil para vencer o goleiro vascaíno, decretar mais um triunfo tricolor e fazer a festa da torcida na arquibancada.
Invencibilidade em casa
Além de se firmar no G4 do Brasileirão, o resultado positivo sobre o Vasco ampliou a invencibilidade do Esquadrão em casa. Agora são 17 triunfos e dois empates em 19 jogos do time principal na temporada. No Brasileirão, a equipe tem 100% aproveitamento nos seis duelos que fez como mandante.