O histórico Girondins de Bordeaux, hexacampeão francês, comunicou à Federação Francesa sua falência nesta quinta-feira (25). Desta forma, o clube perdeu o status de clube profissional. A situação financeira precária do clube foi citada como a razão principal para a decisão.
Foto: Bordeaux
O Bordeaux poderia tentar manter o status de clube profissional com um recurso temporário, que teria dois anos de duração. A terceira divisão do país é composta por equipes profissionais e amadoras. No entanto, o rebaixamento implica na perda da condição do status.
Bordeaux poderia não ter falido
Além disso, o clube desistiu de tentar um recurso diante do rebaixamento por parte da LPF. Isso porque as negociações do Bordeaux com a empresa norte-americana Fenway Sports Group (FSG), acionista de clubes como o Liverpool, que desejava obter a equipe francesa, não avançaram.
Histórico clube na França, o Girondins de Bordeaux foi fundado em 1881. A equipe conquistou o Campeonato Francês seis vezes, em 1950, 1984, 1985 1987, 1999 e 2009. Grandes jogadores, como Zidane, Tchouameni, Pauleta e Malcom, vestiram a camisa do clube.
Na última temporada, o Bordeaux havia terminado a Ligue 2 em 12º lugar. A equipe estava na segunda divisão desde 2022/23 — foi lanterna da primeira divisão na edição anterior, em 2021/22.