A espera acabou ! Após 17 dias do encerramento dos Jogos Olímpicos, acontece nesta quarta-feira (28), às 15h (horário de Brasília), a cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris. O evento, que vai acontecer na famosa avenida Champs-Élysées, terá transmissão no Sportv2, Globoplay e YouTube do Comitê Paralímpico. Os Jogos acontecem de 28/08 a 08/09.
Foto: Reprodução
A pira paralímpica será a mesma utilizada nos Jogos Olímpicos, uma chama sem combustível, feita somente de água e luz, e ficará presa a um balão, no Jardim das Tulherias. A chama original, acesa na cidade inglesa de Stoke Mandeville, onde surgiu a ideia da competição após a Segunda Guerra Mundial, ficará em uma lanterna, em local perto ao balão.
Roland Garros receberá o tênis em cadeira de rodas e o vôlei sentado. A Bercy Arena será agora a quadra do basquete em cadeira de rodas. O Estádio Torre Eiffel sediará o futebol para cegos. A Arena do Campo de Marte terá jogos de rugby em cadeira de rodas. E o Grand Palais volta a ser sede da esgrima e do taekwondo.
Brasil nas Paralimpíadas
O Brasil terá 280 atletas nos Jogos Paralímpicos, sendo 255 esportistas com deficiência (mais 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo).
Entre os destaques femininos estão Bruna Alexandre, do tênis de mesa, que disputou os Jogos Olímpicos pelo Brasil e também veste a camisa do país na Paralimpíada. E Carol Santiago, a maior medalhista mulher do Brasil em Paris (ela tem cinco conquistas em Tóquio-2020).
Beth Gomes, do atletismo, e Gabriel Araújo, da natação, serão os porta-bandeiras brasileiros. Eles têm algo em comum: depois de superarem dramas pessoais, conquistaram medalhas de ouro na Paralimpíada passada, em Tóquio.