Mesmo com o termino das Olimpíadas e Paralipíadas, os anéis olímpicos na Torre Eiffel não serão retirados. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que os anéis dos Jogos Olímpicos ficam na Torre Eiffel e os Agitos (emblema paralímpico) na Champs-Élysées até 2028, em Los Angeles. Mesmo com os herdeiros de Eiffel irritados.
Foto: Reprodução
Com o fim das Paralimpíadas, no domingo, a Associação de Descendentes de Gustave Eiffel (ADGE), o engenheiro que projetou a torre, anunciou parecer desfavorável à manutenção dos aros para além do fim deste ano.
“Estamos muito felizes que os anéis tenham sido associados à Torre Eiffel durante os Jogos Olímpicos. Como herdeiros de Gustave Eiffel, os membros da ADGE se opõem a qualquer alteração que prejudique o respeito pela obra do seu antepassado” afirmou a ADGE.
Prefeitura de Paris queria a manutenção
A prefeitura de Paris é proprietária majoritária do ponto turístico, gerado por acionistas, entre eles a ADGE. Os anéis olímpicos foram colocados na Torre Eiffel antes do início das Olimpíadas de Paris, em junho, e têm cerca de 13 metros de altura, pesando quase 30 toneladas. A prefeita de Paris planeja substituí-los por aros de um material mais leve.
– Quero que os dois continuem casados. Como prefeita de Paris, a decisão é minha. Paris nunca mais será a mesma. Quero manter esse espírito festivo vivo – disse Hidalgo.
E os agitos olímpicos e a pira
O destino da pira olímpica e dos agitos paralímpicos no Arco do Triunfo, outros marcos das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris, ainda é incerto. Hidalgo disse que espera manter a pira, que é erguida no céu dos Jardins das Tulherias, próximo ao Museu do Louvre. Ao contrário da Torre Eiffel, o local pertence ao estado francês e não à cidade de Paris.
– Cabe ao presidente decidir. Mas minha opinião é que deve permanecer no lugar, porque é uma parte inseparável dos Jogos de Paris – disse a prefeita sobre a pira olímpica.