Há um ano e meio do início das Olimpíadas de Inverno, em 2026 na Itália, o Brasil segue sua preparação para, enfim, conquistar medalhas na competição. Nesta sexta-feira (1), em Dubai, nos Emirados Árabes, Vitoria Machado e Vanessa Molon subiram ao pódio na Copa da Ásia de Parasnowboard.
Foto: Vanessa Molon (Foto: FIS Para Snow Sports
A saber, a prova do Banked Slalom, Vitória foi prata na classe LL2, enquanto Vanessa conquistou o bronze na classe UL.
Assim como no convencional, o Banked Slalom do Parasnowboard é uma prova que consiste em o atleta fazer uma descida com portões. Eles precisam completar o percurso passando por esses obstáculos no menor tempo possível. Na etapa da Copa da Ásia, são duas corridas e o menor tempo de cada corredor vence.
Classes
Na classe LL2, para deficiência nos membros inferiores, Vitória Machado garantiu a medalha logo na primeira descida. Ela fez a marca 28s94 e só ficou atrás da holandesa Britt Van Gasewinkel, que anotou 22s63 na primeira descida e levou a medalha de ouro. A romena Maya Paduraru acabou desqualificado por não completar o primeiro trajeto.
Vanessa Molon competiu na classe UL, para atletas com deficiência nos membros superiores. Assim como Vitória, a sua volta da medalha veio logo na primeira descida. Atingindo a marca de 24s95, a brasileira se garantiu na terceira posição conquistou bronze. As polonesas Monika Kotzian (19s68) e Anna Drobna (21s71) completaram o pódio com ouro e prata, respectivamente.