Nesta quinta-feira (14), aconteceu o conselho técnico para o Campeonato Baiano de 2025. A reunião, realizada na sede da Federação Bahiana de Futebol, em Lauro de Freitas, contou com as presenças dos representantes dos dez clubes participantes. Foram divulgados o regulamento e tabela para o Estadual.
Foto: FBF
Disputarão a competição Atlético de Alagoinhas, Bahia, Barcelona, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória. Por maioria dos votos, os clubes decidiram pelo retorno da Copa Governador do Estado, ou competição que leve outro nome, ainda no primeiro semestre de 2025.
Essa copa será iniciada no máximo 20 dias após a 1ª fase do Baianão e dará ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Para que a copa aconteça, será necessária participação de, no mínimo, quatro clubes da Série A.
Baiano seguirá mesmo formato
Em relação ao Campeonato Baiano de 2025, a fórmula será a mesma dos últimos anos. Já o período de disputa será de 11 de janeiro a de 23 ou 26 de março. Os dez clubes irão compor um único grupo para a 1ª fase.
Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.Na Semifinal, o 1º colocado enfrenta o 4º, enquanto o 2º encara o 3º, em jogos de ida e volta. Os dois vencedores.
Confira a tabela dos jogos