Pela primeira na história, o Sesi Franca, campeão do Novo Basquete Brasil (NBB) da temporada passada, conquistou o título da Copa Intercontinental FIBA, o Mundial de Clubes. Em duelo contra o Telekon Bonn, da Alemanha, venceram em Singapura por 71 x 69. Lucas Dias, da equipe francana, deu a vitória no estouro do relógio.

Foto: Sesi Franca
Primeiro quarto
O primeiro quarto começou melhor para o Franca, com um sistema defensivo bastante sólido. Márcio e Jhonatan Luz fecharam os espaços no garrafão, e o time brasileiro soube aproveitar as chances no ataque. Mas, o Franca venceu por 18 x 13.
Segundo quarto
No segundo quarto, equipe alemã, por sua vez, endureceu com bolas de três. Em resumo, foi uma partida que ninguém permitiu uma larga vantagem e foram para os vestiários empatados por 34 pontos.
Terceiro quarto
No terceiro quarto, o clube francano continuou errando muito. Mas, assim como aconteceu no primeiro quarto, ninguém conseguia abrir uma larga vantagem no placar. Quando a partida estava 51 x 48 para o clube paulistano, Santiago Scala, apareceu. Primeiro, com uma cesta de três. Então, ele teve quatro lances livres para deixar em 58 a 50.
Teste para cardíaco no fim
Eram os últimos minutos, a tensão tomava conta no último quarto. O Sesi Franca voltou atordoado, e viu o time alemão abrir 8 x 0 em quatro minutos. . No último ataque do Bonn, o Franca não fez a falta e o time alemão deixou os 24 segundos passar e demorou para arremessar.
Com apenas 1.8 segundos, estava tudo empatado em 69 pontos. Até que o time brasileiro armou seu ataque para um chute perfeito do capitão Lucas Dias, que deu o título inédito ao clube brasileiro, fechando o jogo em 71 x 69.
A equipe francana obteve uma campanha impecável. No Intercontinental, venceu o Al Ahly, do Egito, por 90 a 70, e depois fez 98 a 89 no G League Ignite, dos EUA. Na decisão, venceu o Bonn de forma emocionante.
Em sua trajetória internacional, o Franca conta agora com 13 troféus. Além do Intercontinental, o clube tem a Champions, também conquistada em 2023, seis títulos sul-americanos (1974, 1975, 1977, 1980, 1990 e 1991), quatro pan-americanos (1993, 1994, 1997 e 1999), além de uma taça da Liga Sul-Americana, em 2018.
Lucas Dias: herói MVP
Lucas Dias não foi somente o herói, mas foi eleito o MVP da final e fez 14 pontos para o Franca, mas o pivô Márcio foi o cestinha, com 15, e teve papel importante, especialmente no último quarto.
“Estou muito feliz. Não consigo falar nesse momento. A cidade de Franca respira isso. No ano passado, passei um momento muito ruim de não conseguir meter uma bola na Copa América com a seleção contra a Argentina, no final. E hoje fiz no final. Sem palavras, e agora é só comemorar mesmo”, disse o herói da partida, em entrevista ao final da partida.