A seleção brasileira está nas Olímpiadas de Paris 2024. Na madrugada deste domingo, em Tóquio, a equipe feminina de José Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 2 o Japão, no tie-break, e vai em busca do tricampeonato olímpico. Parciais de (21/25, 25/22, 25/27, 25/15 e 15/10).

Foto: World Volleyball
O Brasil teve uma campanha perfeita de seis vitórias e apenas uma derrota neste Pré-Olímpico. Em segundo lugar no grupo, a seleção contou com uma vitória da Turquia frente ao Japão no último sábado (23), e só precisava vencer o jogo de hoje.
No entanto, foi mais difícil do que o esperado. Para essa partida, o Brasil escalou Roberta, Diana, Gabi, Rosamaria, Julia Bergmann e Nyeme (L) como titulares contra o Japão. Carol, Thaísa e Maiara apareceram no segundo set, quando o Brasil encontrava dificuldades de parar o ataque japonês.
Primeiro set
O primeiro set começou muito equilibrado, nenhuma equipe conseguiu ficar por muito ponto na frente no marcador. Mas, com Julia Bergmann, o Brasil conseguiu abrir vantagem para confirmar o set quando o duelo estava empatado em 21 a 21, e a Seleção fechou com vitória por 25 a 21.
Segundo set
No segundo set, não houve um equilíbrio no início. Isso porque o Brasil teve muito erro de saque, ataque e recomposição. Logo, permitiram que as japonesas abrissem 6 a 1. A partir daí, Guimarães pediu tempo para tentar reorganizar a equipe. Mas, não foi o suficiente Ao logo do set, as japonesas abriram novamente para 19 x 12.
No entanto, Gabi, uma líder em quadra entrou e mudou o jogo. Com seis pontos em sequência, a diferença caiu para um ponto. O Brasil chegou a empatar o set logo, mas os grandes esforços não impediram o Japão de fechar o set por 25 a 22.
Terceiro set
O terceiro set foi ainda mais disputado do que os anteriores. As seleções mediram força, ponto a ponto. O Japão conseguiu se manter na frente durante a maior parte do set, mas com o Brasil sempre igualando o marcador. O time de José Roberto Guimarães levou o set ao empate por 25 a 25 e conseguiu a virada, fechando em 27.
Quarto set
O Brasil teve a chance de ir para Paris neste set, mas o Japão dominou a quadra do inicio ao fim. A equipe brasileira chegou a encostar, mas o set fechou em 25 a 15 para o Japão, levando o jogo para o tie-break.
Tie-break
Tensão. Essa palavra era notória no rosto de ambas as seleções. Priscila Detroit, que já tinha feito um ace anteriormente, ajudou novamente. Em mais um saque dela, o match point veio logo depois, após erro na recepção, e cravou a vaga brasileira. O set fechou em 15 a 10.
Por Walewska
Gabi citou a emoção de lembrar da ex-campeã olímpica Walewska Oliveira, que morreu na última quinta-feira (21/9) após cair do 17º andar do prédio onde morava, em São Paulo, na quinta-feira (21/9), e comemorou a vitória da Seleção:
“Tenho muito orgulho desta equipe. A gente não desistiu do jogo em momento algum. Todas seguimos acreditando, mesmo nos momentos mais difíceis. É esta garra que precisamos levar para Paris. O Pré-Olímpico foi de muita superação. Sabíamos que este grupo tinha muito potencial. Temos que nos apresentar ano que vem melhor do que foi neste ano. Nos emocionamos no fim do jogo por causa da Walewska, então fica nossa homenagem por tudo que ela representou para a gente e sempre vai representar”, disse a ponteira Gabi ao Sportv.
“Sensação de que fizemos o que nos comprometemos a fazer. Foi um ano de muita luta. A gente sabia das dificuldades contra a Turquia, mas este jogo de hoje bateu qualquer um. A gente precisa estar muito bem mentalmente, estou muito feliz pela nossa postura e orgulhosa deste time”, afirmou a levantadora Roberta após a partida.