A história está escrita. Na primeira vez do Skate nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, deu Brasil duplamente. Rayssa Leal, campeã olímpica em Tóquio, conquistou a medalha de ouro neste sábado (21), em Santiago. Pâmela Rosa, medalhista de bronze no Japão, ficou com a prata. No pódio, A americana Paige Heyn ficou com o bronze.

Foto: Imagem: Alexandre Loureiro/COB
A prova
Terceira a entrar na pista em sua primeira volta, Pâmela Rosa já começou liderando a disputa com uma maravilhosa nota de 70.24. Mas, a campeã olímpica e amiga, Rayssa Leal obteve uma excelente nota de 76.03, sendo a única skatista a ultrapassar Rosa.
Já na segunda volta, Pâmela se sobressaiu com uma nota de 73.17. Rayssa, por sua vez, infelizmente teve duas quedas Só a americana Paige Heyn se aproximou das brasileiras nas voltas, com 69,52 pontos.
Era chegada a hora das manobras únicas, Cada skatista tinha cinco chances para contar as duas melhores notas. A primeira foi Pâmela, que infelizmente caiu duas vezes e não conseguiu completar a sua manobra. Mas Rayssa, esbanjando categoria, obteve ótima nota de 68.68, chegando a 144.71 pontos.
Foi apenas na terceira volta que Pâmela completou a manobra, e assim, marcou 60.73, chegando aos 133.90 pontos. Com uma manobra espetacular Rayssa teve 76.72, se isolando na liderança.
Fadinha do skate
Veio a penúltima manobra, com Pâmela na vice-liderança. Ela teve a segunda maior nota do dia com 77.4, chegando a 211.34 pontos. Rayssa Leal seguiu dando show e alcançou a maior nota do dia com 84.23.
Na sua última manobra, Pâmela acabou caindo e terminou com 211.34 pontos, mas, ainda assim, ficou com a medalha de prata. Rayssa Leal fechou com chave de ouro com 67.66.