Na manhã desta quarta-feira (25), o Brasil estreou no Baquete Feminino contra o México nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Atuais campeãs panamericanas da modalidade, as brasileiras venceram por 21 pontos de diferença. O marcador ficou em 72 x 54.
Foto: Divulgação/CBB
Primeiro tempo
Em reformulação desde o último Pan-Americano, a equipe brasileira entrou em quadra para mostrar pode conquistar o bicampeonato. A interminável Érika, pivô de 41 anos de idade, seguiu jogando o fino do basquetebol. Ainda mais nos últimos minutos, quando a marcação mexicana ficou confusa com tanta movimentação das brasileiras. Em resumo, a equipe brasileira venceu por 16 x 12.
No segundo quarto, a seleção mexicana soube controlar mais a partida e soube o que fazer com e sem a bola. O Brasil, no entanto, pecou nos passes e tinha pouca ofensividade. No entanto, mesmo com esses problemas, a seleção brasileira venceu o primeiro tempo apertado com 19 x 16. Eram só três pontos de diferença.
Segundo tempo e próximos jogos
Veio a segunda etapa e a seleção brasileira se desgarrou. Assim, convertendo 41% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 44% nas bolas de três pontos no terceiro período.
No último período, Licinara cometeu sua terceira falta no jogo, se cometesse mais uma, seria ejetada da partida. O técnico então, se viu obrigada a fazer mudança tática. Com um melhor trabalho ofensivo, passes extras e movimentação, Sassá se destacou convertendo sete dos 21 pontos do Brasil no quarto. Desse modo, vencendo o segundo tempo por 37 a 26 e o jogo por 72 x 74.
A seleção brasileira torna a entrar em quadra nesta quinta-feira (26) para encarar a Venezuela, às 10h30 (horário de Brasília), no Complexo Multiesportivo de Santiago. As mexicanas, por sua vez, enfrentam a Colômbia, às 13h. As duas primeiras seleções de cada um dos dois grupos se classificam para as semifinais.