Vem medalha aí! Na noite desta quarta-feira (25), em Santiago, no Chile, o Brasil venceu o México por 3 x 3, no tie-break, e está classificado para final do vôlei feminino nos Jogos Pan-americanos 2023. Parciais de 25 x 17, 22 x 25, 27 x 25, 22 x 25 e 15 x 13.
Foto: Divulgação/COB
Primeiro set
O primeiro set começou muito bem para o Brasil, que com Sabrina e Naiane, fez os primeiros pontos do jogo. No entanto, numa sequência de erros, as mexicanas conseguiram empatar o jogo em 7 x 7. Mas logo Maiara Basso tratou de devolver a vantagem, dessa vez, fazendo 10 x 7 para o Brasa.
Lorena, também muito bem na partida, colocou fogo no jogo com muitos pontos seguidos. A virada de bola e o bloqueio estavam muito bem, logo, o Brasil abriu oito pontos de vantagem fazendo 20 x 12 e logo fechou em 25 x 17.
Segundo set
No segundo set, erro brasileiro logo no início e o México já vencia por 3 x 2. O nervosismo era notorio no time de Paulo Coco, afinal, quem vencesse, além de garantir um lugar no pódio, teria a chance de disputar o ouro. O Brasil chegou a virar o set para seis pontos, mas o México virou novamente para 7 x 6.
Mais à frente, as adversárias chegaram à maior vantagem àquela altura em um ace de Angel: 13/11. Paulo Coco, então, pediu tempo. Mesmo assim, de nada adiantou. Isso porque a equipe mexicana fechou o set em 25 x 22.
Terceiro set
Irreconhecível. Essa foi a palavra para o Brasil neste set, que começou perdendo por 10 x 5. Logo depois, viu Nicola Negro dar show fazendo 14 x 8. Após o pedido de tempo de Paulo Coco, melhora considerável da seleção brasileira empatando o jogo em 18 pontos para cada com Sabrina, que demorou para entrar no jogo.
A partida estava 24/24. A virada veio com Sabrina. Ao explorar o bloqueio, marcou 26/25. E foi a própria oposta quem deu fim ao set ao confirmar sua própria reação: 27/25.
Quarto set
O Brasil poderia chegar sair vitorioso já no quarto set, quando estava 2 x 1. Com Tainara e Luiza, a seleção abriu logo 3 x 0. Tudo levava à crer que o time iria sem sustos para final. Mas, outra sequência de erros impediu isso. O México não só empatou, como virou para 11 x 8. As meninas então, empataram em 12 x 12.
Já na reta final deste set, estava 22 x 20 para o México, a tensão estava explícita no rosto de todos os brasileiros presentes na arena. Foi então que, no susto, Coco pediu tempo. Na volta, não teve jeito. México levava a partida para o tie-break com 25 x 22.
Tie-break e final
Agonia. Era chegada a hora da verdade. A hora que, definitivamente, garantía o pódio para uma seleção. O Brasil começou com dois pontos de vantagem, mas o México empatou. O duelo seguiu assim, ponto à ponto. Até que, no fim, o Brasil chegou com Lorena dando o Match Point com 14 x 10. Mas, com três pontos seguidos, a equipe mexicana endureceu novamente. Só que, no Ace errado de Rivera, o Brasa chego à final do Pan em 15 x 13.
Na final, o Brasil vai encontrar a República Dominicana pela frente. A disputa pelo ouro será nesta quinta-feira (26), às 20h ( de Brasília).