Diretamente da na Arena Parque O’Higgins, em Santiago, no Chile, o Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 0 na final do vôlei masculino, parciais de 25/23, 25/13 e 25/22, e conquistou a sua quinta medalha de ouro na modalidade. Agora, a seleção brasileira é a maior campeã na modalidade dos Jogos Pan-Americanos ao lado de Cuba.
Foto: Javier Valdes Larrondo/Santiago2023
O jogo
Foi um primeiro set quase que perdido. Facundo, oposto argentino, estava quente no jogo. Era ele que anotava os principais pontos e dava muito trabalho para a defesa brasileira, que demorou para entrar na partida. Aliás, o Brasa viu os argentinos abrir 19 x 14 num primeiro período que parecia perdido. Só que Darlan, oposto do Brasil, virou e fechou para 25 x 23.
No segundo tempo, o susto foi embora. Darlan, mais uma vez, dessa vez com a ajuda de Brasília, fez a Argentina ter muito trabalho. Foi então que, com oito pontos de vantagem, o saque de Adriano entrou na mente dos hermanos. Logo, a seleção brasileira fechou mais um set, dessa vez com tranquilidade, em 25 x 13.
Set do ouro. Desde 2011, no Pan de Guadalajara, no México, o Brasil não conquistava a dourada. Foi então que o ponteiro Henrique Honorato, capitão durante a campanha chamou a responsabilidade e fez pontos importantes.
Com um saque forte, ele desestabilizou o passe do adversário e conseguiu o contra-ataque. A seleção foi forçando o jogo e, em um erro do rival, garantiu a vitória por 25 a 22.