Com apenas 21 pontos na última colocação do Campeonato Brasileiro da Série A, foi confirmado na última quarta-feira (9), após a derrota por 3 x 0 para o Coritiba em pleno Independência, o rebaixamento do América – MG para a Série B de 2024. Já nesta quinta-feira (9), o Coelho anunciou a demissão do técnico Fabián Bustos..
O clube anunciou a saída de mais três profissionais do staff do treinador: Edgardo Adinolfi (auxiliar), Marcos Conenna (preparador físico) e Jonathan Adrián (analista de desempenho).
Nota do Coelho e desempenho ruim de Bustos
Em nota oficial, o América-MG “agradece os serviços prestados e deseja boa sorte ao treinador para a sequência da carreira. O auxiliar da comissão permanente, Diogo Giacomini, comandará a equipe nas próximas rodadas do Brasileiro.”
Bustos chegou ao time no começo de agosto na véspera do jogo de volta contra o Red Bull Bragantino pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, ele viu a equipe se classificar nos pênaltis. em 18 partidas, venceu duas, empatou cinco e perdeu onze.
O ex-treinador do Coelho tem retrospecto de vitórias no Equador, onde ganhou dois campeonatos nacionais: o primeiro Delfín na temporada 2018/19 e o outro pelo Barcelona de Guayaquil na temporada 2019/20.
Sétimo rebaixamento do América
Vale salientar que este é o 7º rebaixamento na Série A em sua história, o 4º nos pontos corridos. Veja números:
❌1993
❌1998
❌2001
❌2011
❌2016
❌2018
❌2023