Campeão da Série B em 2023, o Vitória entrou para o jogo deste sábado (18) contra o Sport, no Barradão, pela 37ª rodada, em clima de festa. Diante de mais de 28 mil presentes no estádio, com gente até em cima do muro no Manoel Barradas, o rubro-negro baiano venceu o adversário por 1 x 0 e pôde, no fim da partida, levantar o título.
“Vencemos a guerra”. Foi isso que estava escrito no mosaico que foi erguido pela torceda, numa festa maravilhosa na entrada dos times. Os gritos de “É Campeão!”, ecoavam em todo o estádio desde o início da partida.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Primeiro tempo
Com direito a estreia do uniforme comemorativo lançado pelo Vitória, em alusão a conquista da Série B, o Leão da Barra foi para cima. O Sport precisava vencer o jogo para depender apenas de si na busca pelo acesso. Foi por isso que Facundo Labandeira, uruguaio da equipe pernambucana, tentou. Em bela jogada de Vagner Love, o meio-campista chutou torto e a bola foi para fora.
O Vitória, mesmo que já havia conquistado seus objetivos, acesso e título, queria fazer bonito na despedida da equipe em Salvador neste ano de 2023. Porém, não conseguiu acesso à defesa pernambucana montada por Enderson Moreira.
Segundo tempo
O segundo tempo voltou como terminou o primeiro, com os adversários pressionando mais. Negueba, Fabinho e Chico foram os mais perigosos da equipe do Sport. Mas Arcanjo, mais uma vez, se impôs. Aos 20´, o Leão da Barra, que pouco chegava, “furou”. Osvaldo, para muitos o melhor jogador da competição, percebeu um clarão da defesa e mandouuma bomba, de longe, sem chances para Jordan.
Um minuro depois, Dudu, meio-campista dos donos da casa cruzou, a bola tomou o caminho do gol e bateu na trave.
Olha a festa!
No fim da partida, festa para tudo que é lado. Torcedor se emocionando, Fabio Mota, presidente do Vitória, indo para torcida e o mandatário da CBF, o baiano e torcedor do Leão de Salvador Ednaldo Rodrigues, entregando a taça para Zeca, capitão da equipe.
“Título de grandes clubes, como Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Botafogo. Hoje a gente se juntou a eles. Hoje podemos dizer que resgatamos o Vitória. Minha missão está cumprida ao sair da Série C, chegar na A e ainda ser campeão. Muito orgulho desse time – disse Fábio Mota, em entrevista à rádio Itapoan FM.
Situação dos times
Com a derrota já selada, o Sport se complicou muito na busca pelo acesso. Com a derrota, o Leão da Ilha agora ocupa a 8ª posição na Série B com 60 pontos. Próximo sábado (25), na Ilha do Retiro, encerra sua participação contra o Sampaio Corrêa.
Para subir precisa vencer e torcer para que os times que concorrem com ele, Novorizontino, Mirassol, Atlético GO, Vila Nova e Guarani, não vencerem seus jogos.
O Vitória, por sua vez, pega a Chapecoense brigando para não cair. O jogo acontece no mesmo dia e horário.