Nesta sexta-feira (29), o canal SporTV fará uma transmissão especial sobre a vida de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, falecido no dia 29 de novembro do ano passado, aos 82 anos. A partir das 17h (de Brasília), Neste sábado (30), também será transmitido. O Rei do Futebol descansou no hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de um câncer no collum.
Foto: Reprodução
- 17h – 1 Ano Sem Pelé: Brasil x Suécia – Final – Copa do Mundo de 1958
- 19h – 1 Ano Sem Pelé: Brasil x Uruguai – Semifinal – Copa do Mundo de 1970
- 21h30 – 1 Ano Sem Pelé: Brasil x Itália – Final – Copa 1970
Sábado (30)
- 00h30 – 1 Ano Sem Pelé: Brasil x Suécia – Final – Copa do Mundo de 1958
- 02h – Ano Sem Pelé: Brasil x Uruguai – Semifinal – Copa do Mundo de 1970
- 02h – 1 Ano Sem Pelé: Brasil x Uruguai – Semifinal – Copa do Mundo de 1970
- 04h30 – 1 Ano Sem Pelé: Brasil x Itália – Final – Copa do Mundo 1970
Homenagens
No dicionário, Pelé virou significado de: “Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém”. Pelé também virou nome de estádio em países, como Cabo Verde, Colômbia, Ruanda, Guiné-Bissau e Panamá. Resultado de uma campanha da Fifa.
Pelé ganhou um mausoléu em Santos e foi motivo da criação de uma Sala do Trono no Memorial do Santos. O Rei virou nome do troféu dado ao melhor atleta olímpico do ano, dado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
No Legislativo, o Rei dá nome a uma medalha concedida pela Câmara dos Deputados a quem promove atividades esportivas voltadas a pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade social. A Câmara ainda aprovou que 19 de novembro seja o Dia do Rei Pelé. A data escolhida é a do milésimo gol.
A taça do Paulistão, por exemplo, ganhou uma coroa em homenagem a Pelé. Logo no ano em que o Santos não ganhou títulos e, inclusive, foi rebaixado no Brasileirão pela primeira vez.
Nas contas da Fifa, Neymar passou Pelé no número de gols pela seleção brasileira. Mas as lesões e a transferência para a Arábia Saudita mostraram que a distância entre a relevância de um para o outro na história da amarelinha ficou ainda mais significativa. Em toda rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, especificamente no minuto 10, o ‘minuto Rei’ se fez presente.