Na noite da última quarta-feira (31), o Bahia recebeu e bateu o Barcelona de Ilhéus, na Arena Fonte Nova, pelo placar de 2 x 0, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano. Com gols de Everton Ribeiro e Rafael Ratão, ambos no segundo tempo, o Tricolor de Aço assumiu a liderança do Estadual agora com 10 pontos conquistados.

Foto: Correio
O primeiro tempo não estava fácil para o Bahia, tendo em vista que o Barcelona estava no G4 da competição e não queria sair perdedor na partida. O time de Rogério Ceni começou se impondo, afinal, estava jogando em casa. Cauly, meio-campista do Esquadrão, perdeu três oportunidades claras de abrir o marcador.
Os atacantes Natan e Dionas Bruno exigiram boas defesas de Adriel. Depois disso, o Bahia tomou o controle da partida. Construindo as jogadas pelo meio-campo, o Esquadrão criou boas chances, mas faltava acertar a pontaria. Na tabela com Gilberto, Cauly recebeu ótimo passe na entrada da área, mas chutou por cima do gol.
Segundo tempo
Veio o segundo tempo e, com ele, mudanças. No time da casa, por exemplo, Jean Lucas entrou para dar mais qualidade ao meio de campo. Logo aos 12′, Gilberto acertou um lindo cruzamento e ele, Everton Ribeiro, melhor contratação da história do Nordeste, estava ali para cabecear no contrapé de Thiago Passos. 1 x 0.
Já o Barcelona não mudou a sua estratégia. A Onça apostava em um erro da defesa tricolor para tentar conectar o contragolpe. Hugo Moura arriscou chute forte e por muito pouco não deixou tudo igual.
O Bahia então tratou de tranquilizar a torcida que apoiava nas arquibancadas. Aos 39 minutos, Thaciano lançou Rafael Ratão. O atacante invadiu a área em velocidade e tocou na saída do goleiro Thiago Passos, anotando o segundo gol da partida, aos 43′, e garantindo o triunfo do Esquadrão por 2×0.
Próximos jogos
Após o confronto com o Barcelona, o Bahia dará uma pausa no Baianão. Neste domingo (4), o tricolor recebe o Sport, na Fonte Nova, pela estreia na Copa do Nordeste. O Barcelona, por sua vez, encara a Jacuipense no mesmo dia, às 18h30, pelo Campeonato Baiano.