Embora ainda não tenha definido uma data exata, o atacante Luis Suárez confirmou que se aposentará do futebol profissional quando terminar sua passagem pelo Inter Miami da MLS. Desta forma, fica descartado um possível terceiro e último ciclo no Nacional do Uruguai, clube onde nasceu.
«O Inter Miami será meu último clube. Eu não posso ser mais honesto. Minha família já sabe disso. Ainda não tenho data, mas é o último passo. “Estou preparado para este último desafio, mas o desgaste é inevitável e no final quero ter qualidade de vida”, confessou Suárez, titular no histórico amigável contra o Newell’s que marcou o encerramento da pré-época de Gerardo Martino ‘ da equipe , em entrevista descontraída ao programa “La Mesa de la rádio uruguaia Del Sol”.
E acrescentou: «Falo disto e tenho vontade de chorar porque sou assim, mas é preciso preparar-se. Lembro-me que um antigo jogador me disse que o jogador nunca está preparado para a reforma. Olha o Loco Abreu, cresci com ele. Eu vejo isso e me pergunto: quando vou me aposentar?
El Pistolero, de 37 anos, assinou contrato com o clube da MLS até dezembro de 2024, para repetir a frutífera parceria que formaram em Barcelona com Lionel Messi , embora ainda não tenha feito sua estreia oficial. E o primeiro jogo da temporada do Las Garzas será contra o Real Salt Lake, na quarta-feira, 21 de fevereiro, no DRV PNK Stadium, em Fort Lauderdale, Flórida.
Foto: Inter Miami
Além disso, Suárez disse que se aposentar da Seleção Uruguaia na Copa América de 2024 seria o “final perfeito” para sua carreira.
«Arrisquei mil vezes e vivi momentos únicos. Seria o ideal, mas depende muito do meu trabalho em campo. (Marcelo) Bielsa confia muito na intensidade, no trabalho do jogador, na dedicação e na tática. Ele já disse que há jogadores que não precisam de tempo de trabalho para entender o que ele está pedindo. Eu fiz e ele me deu os parabéns naquele momento”, deslizou.
Vai continuar no ramo do futebol?
Questionado sobre a possibilidade de continuar ligado ao futebol mas como treinador, o avançado descartou essa possibilidade com algumas brincadeiras. “Não quero fazer isso. Acho que é pior do que ser jogador porque leva mais tempo. “Não estou aqui para brigar com alguém porque não posto ou porque não mencionam.”
Suárez iniciou sua carreira no Nacional de Montevidéu (2005-2006), continuou em Groningen (2006-07) e Ájax (2007-11) na Holanda; Liverpool da Inglaterra (2011-14), Barcelona da Espanha (2014-2020) e Atlético de Madrid (2020-22). No ano passado, antes da Copa do Mundo do Catar, ele voltou ao Nacional por seis meses e depois foi para o Grêmio por um ano.