Em pleno estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Bahia visitou o Botafogo pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Everaldo e Rafael Ratão, com Jeffinho descontando para o Alvinegro, o Tricolor superou a Estrela Solitária por 2 x 1 e assumiu a vice-liderança com 10 pontos.
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
Primeiro tempo
Buscando vencer para encostar no líder Athletico Paranaense, que havia vencido o Vasco mais cedo, o Bahia fez um ótimo primeiro tempo. Quase abriu o placar aos 30′ com Everaldo, mas Jhon, em uma grande defesa, evitou o que seria o primeiro da equipe de Salvador.
Em contrapartida, o Botafogo tentava abrir o placar, no entanto, a defesa baiana estava bem postada. Chegou em cruzamento de Jeffinho para Mateo Ponte, mas o lateral errou o chute. Porém, foi o Tricolor que abriu o placar. Aos 43′, Hugo colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti.
Everaldo foi para a cobrança. Bola para um lado e goleiro para o outro, 1 x 0 para o time de Rogério Ceni tranquilo para o segundo tempo.
Segundo tempo
O começo da segunda etapa, no entanto, foi muito diferente do primeiro. O Botafogo voltou bem melhor e conseguiu encurralar o Bahia para o campo de defesa. A pressão, enfim, deu certo. Com três minutos gol da equipe carioca, mas, milimetricamente, foi anulado. Contudo, aos oito, Jeffinho recebeu livre e anotou o empate.
O Esquadrão estava realmente com outra postura. E o que passaria ser um desastre, ficou pior quando Rogério tirou Everton Ribeiro de campo. Desse modo, o ECB ficou vulnerável no meio campo e parecia dar indícios de uma virada do Fogão. Todavia, o clube carioca não conseguia furar o bloqueio defensivo.
Com 20′ Rogério Ceni consertou a lambança. Viu que o Botafogo atacava com facilidade e colocou Carlos De Pena, Ratão e Biel. Foi somente no fim, aos 42, que De Pena lançou Rafael Ratão. O camisa 21 driblou o goleiro e fez o gol derradeiro. 2 x 1 e vice-liderança assegurada.