Foram 124 anos de espera, mas isso acabou. Pela primeira vez, o Esporte Clube Vitória conquistou o título de campeão nacional da Série B na noite desta terça-feira (14). A conquista veio sem o Rubro-Negro entrar em campo, no empate entre Guaraní e Criciuma por 1 x 1, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da segunda divisão.

Foto: EC Vitória
A campanha na Série B, que está em andamento, é a melhor. Em primeiro lugar com 69 pontos, o Leão da Barra está com 21 vitórias, seis empates e nove derrotas com aproveitamento de 63% e faltando dois jogos para o fim do campeonato. O Leão marcou 48 gols e sofreu 28.
Melhor campanha na Série B
Rodada passada contra o Novorizontino, o time de Léo Condé já havia conquistado a sua volta à elite do futebol brasileiro vencendo o time paulista por 2 tentos a 1.
Vice-campeão da Série A em 1993, vice da Série C em 2006, vice da Copa do Brasil em 2010, o Leão, enfim, conquistou o alto do pódio. No estado, é o primeiro time à conquistar o feito nos pontos corridos. Além de ter sido campeão brasileiro, o Vitória tá bem conquistou R$ 2 milhões e vaga nas oitavas de finais da Copa do Brasil.
Um nordestino no topo do Brasil
Na Bahia, o rival do Leão conquistou o Brasil em 1988. Depois de mais de 20 anos um baiano voltou ao topo, de quebra, um nordestino volta a ser campeão nacional após 2018, quando o Fortaleza foi campeão da mesma Série B. No Barradão e por toda a cidade de Salvador, muita festa.
Após o apito final do árbitro André Luiz Policarpo Bento, juiz do jogo Guarani x Criciúma, muita festa nós arredores do CT do Vitória. Jogadores , comissão técnica, diretoria pularam na piscina para comemorar o título.