Na Allianz Arena, em Munique, a anfitriã da Eurocopa, Alemanha, bateu a Escócia pelo placar de 5 x 1 na abertura da competição. Com gols ainda no primeiro tempo das jóias Florián Wirtz e Musiala, além de um de Havertz, Can e Fulkrug, os germânicos largaram na frente pelo grupo A do torneio.
Foto: Getty Images
Antes da partida, claro, teve o tradicional show de abertura da Eurocopa. 66 mil torcedores presentes no estádio do Bayern de Múnich presenciaram una grande festa do futebol.
O jogo
Com a bola rolando, a Alemanha pressionou desde os primeiros minutos. Florián Wirtz, jovem jogador do Bayer Leverkusen e jóia da seleção alemã, tratou de abrir os trabalhos aos 8′. Em uma bola bagunçada na pequena área os escoceses tentaram tirar do perigo, mas a jóia com um belo chute fez 1 x 0.
Os donos da casa estavam insaciáveis. Nove minutos depois foi a vez de Jamal Musiala, que estava jogando em seu estádio. Em mais uma bola rebatida na pequena área, o jovem de apenas 21 anos de idade aproveitou a sobra e acertou um tirambaço sem chances para o arqueiro escocês.
Foram mais de 70% de posse de bola da Alemanha, mas não era aquela posse sem objetividade. Aos 21′, Musiala tentou mais uma grande jogada e foi derrubado. Inicialmente o árbitro Cleman Turpan deu pênalti. Porém, com a ajuda do VAR, foi marcada a falta fora da área. Kai Havertz foi para a cobrança, mas chutou fraco.
A Escócia estava completamente entregue. Seus principais atletas, McTominay e Robertson, não conseguiram criar nenhuma ação ofensiva. Aos 40 minutos, Havertz foi derrubado dentro da área brutalmente por Porteous. O meia do Arsenal mesmo que cobrou e, com maestria, fez 3 x 0 para sua Seleção.
Segundo tempo
No segundo tempo foi só administrar. A Seleção da Alemanha já sabia que o jogo estava ganho e só tirou o pé. Não é atoa que, neste segundo tempo, Julian Nagelsmann poupou os principais jogadores. Rüdiger tentou logo aos cinco minutos com um chute de fora da área, mas o goleiro defendeu.
Com 20′, o treinador botou Fulkrug, do Borussia Dortmund, em campo. Não durou três minutos e ele, dentro da área, fechou o caixão escocês. No jogo inteiro, a Escócia não deu um chute ao gol. Nikolas Füllkrug fez outro, mas estava impedido.
Foi só aos 43′ que, em uma falta cobrada por Robertson, Rüdiger colocou contra o próprio patrimônio e fez o primeiro e o de honra da Escócia. Praticamente no último lance do jogo, aos 47′, Enre Can bateu no canto e fez 5 x 1.