Seis clássicos Ba – Vi garantidos no ano. Na tarde deste domingo (16), no estádio Manoel Barradas, Barradão, o Vitória venceu o Barcelona de Ilhéus por 4 x 1, em um jogo polêmico, se classificando para enfrentar o Bahia na final do Campeonato Baiano 2024. O primeiro jogo no Barradão no dia 31, enquanto a finalíssima será na Arena Fonte Nova no dia 7 de abril.

Foto: EC Vitória
O jogo
O time do Interior da Bahia começou o jogo tendo que reverter o 2 x 0 sofrido pelo Leão, no estádio Mário Pessoa, domingo passado. A equipe de Betinho se comportou muito bem nos primeiros 45 minutos, muito inclusive. Evaos 33′ da primeira etapa, Jadson abriu o placar de cabeça para Onça. O lance foi em um escanteio pela esquerda, que o jogador subiu mais alto que todo mundo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o time de Ilhéus baixou as suas linhas de marcação e, em contrapartida, cedeu vários espaços para o rubro-negro empatar o jogo. Era questão de tempo até que, aos 15′, Alerrandro foi derrubado dentro da grande área. O lance foi muito polêmico, parecia que o atleta do Vitória valorizou ao se jogar, mas Diego Pombo marcou penalidade máxima.
Ele, o cara do Vitória, Osvaldo foi para a cobrança e fez a festa de mais de 25 mil presentes no Barradão. Depois disso, o Barcelona se desesperou e não consegui acompanhar o ímpeto do Leão. Que virou três minutos depois, com Camutanga, subindo mais alto que todo mundo no escanteio.
Foram 10 minutos até o terceiro gol, quando aos 28′, Alerrandro botou no fundo das redes. No fim do jogo, Mateus Gonçalves ainda fez o quarto gol. Desde 2018, o estado da Bahia não presenciava um clássico na final do Estadual.
Bavi Copa do Nordeste
Antes da finalíssima, Bahia e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira (20), pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. O jogo acontece na Arena Fonte Nova, às 21h30 (horário de Brasília).