O ginasta brasileiro, Diogo Soares, de apenas 21 anos e já em Paris 2024, conquistou a medalha de prata na Ginástica Artística na tarde desta segunda-feira (23), nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Felix Dolci, do Canadá, ficou com o ouro e Donnell Whittenburg, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de bronze.
Foto: Ricardo Bufolin/COB
Arthur, experiente ginasta brasileiro, não conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos da França no ano que vem.
A prova
Na primeira bateria, no solo, Nory acabou deixando a desejar. Com um semblante um pouco tenso, o camoeão mundial fez apenas 13,833. Já o seu companheiro, Diogo Soares, fez uma nota um pouco abaixo de Arthur com 13.400.
Chegou a vez da dupla ir para o cavalo com alças. Diogo, com uma excelente performance e se mantendo na briga por medalhas, tirou 13.766. No entanto, Arthur Nory não teve a mesma sorte tendo alguns erros e obtendo uma nota de 11.099.
Nas argolas, Diogo Soares fez uma apresentação segura, melhorando alguns décimos da eliminatória para tirar 13.233, enquanto Arthur Nory tirou 12.500. Já no salto, Diogo fez um Yurchenko com dupla pirueta para tirar 14.033. Nory fez o mesmo salto, mas com meia pirueta a mais para ganhar 14.333.
Nas barras paralelas, Arthur Nory não conseguiu fazer uma boa série, sofrendo duas quedas para tirar 10.833 pontos. Já Diogo conseguiu 13.833 ao acertar sua prova. Por fim, os brasileiros passaram pela barra fixa, onde Nory recebeu 14.500 pontos e Diogo Soares conseguiu 13.600 para encerrar sua participação na final do individual geral dos Jogos Pan-Americanos.
Disputa pelo pódio
O canadense Felix Dolci fez uma boa competição no geral, apesar de ter sofrido uma queda na barra fixa. Mas com a vantagem construída nos outros aparelhos, Dolci conseguiu um total de 82.531 para levar a medalha de ouro. Já o bronze ficou com Donnel Whittneburg, dos Estados Unidos.
Ele acertou todas as suas série, mas teve alguns erros, diminuindo em seis décimos a sua somatória do primeiro dia da competição. Whittenburg somou 81.764 para levar a medalha de bronze no Pan.