Conforme noticiado por Venê Casagrande nas últimas horas, o técnico Jorge Sampaoli não comanda mais o Flamengo. Após perder a Copa do Brasil para o São Paulo, onde perdeu no Maracanã por 1 x 0 e empatou em 1 x 1 no Morumbi , disputado no ultimo domingo (24). A diretoria Rubro-Negra decidiu demitir o treinador.
Foto: Flamengo
O clube da gávea pagou multa rescisória do treinador argentino, que girou em torno de 3 milhões de euros (R$ 15,7 milhões). Estava decidido que o Flamengo não iria continuar com Sampaoli ano que vem. Mas, devido a uma sequência de fracassos, e o vice de ontem, a diretoria decidiu acelerar o processo.
Sampaoli manda recado no vestiário
Após a partida de domingo, Sampaoli conversou com o elenco já em tom de despedida. Segundo ele, o elenco não conseguiu aproveitá-lo, e nem tampouco o treinador conseguiu aproveitar os jogadores:
“Vocês não souberam me aproveitar e eu não soube aproveitá-los“. Os demais integrantes da comissão técnica seguiram a mesma linha.
Controversas na coletiva
Entretanto, na coletiva pós jogo, o ex-comandante do Mengo seguiu um caminho adverso. Confira:
“Não penso nisso (pedir demissão). Essa avaliação tem que ser do presidente do clube. Sei que cheguei em um clube em crise, que tinha perdido quatro finais. Complicado na Copa do Brasil porque havia perdido contra o Maringá e também contra o Aucas na Libertadores. Tentamos nesses cinco meses para trocar essa realidade“, disparou Sampaoli.
“Nesta Copa, Flamengo foi melhor que todos os rivais. Mas isso é futebol. O São Paulo fez um gol no final do primeiro tempo, onde não havia tentado nada. No segundo tempo o time foi buscar, um jogo muito picotado pelo árbitro, muito picotado. Para mim, o time foi melhor que o São Paulo e não pôde ganhar“, finalizou o agora ex-flamenguista.
Números de Sampaoli no Flamengo
Em 39 partidas, o time obteve 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Ele caiu com o Flamengo na Libertadores para o Olímpia, nas oitavas de finais e foi vice da Copa do Brasil, onde perdeu o título ontem, para o São Paulo.
Apenas em sétimo no Brasileirão, o Flamengo já não vai conseguir ser campeão e corre o risco de não se classificar na Libertadores.
Brigas
Com Jorge Sampaoli, tiveram brigas internas e externas. Na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Flamengo venceu o Atlético Mineiro por 2 x 1, na Arena independência, o ex-preparador físico do técnico deu um soco no rosto de Pedro, após o jogador se recusar a aquecer.
Sampaoli presenciou outras duas brigas: uma de Gerson e Guilhermo Varela, no treino, e a mais recente, Marcos Braz, vice presidente do clube, agredindo um torcedor em um shopping.
Temporada para esquecer
Na temporada, perdeu o Campeonato Carioca para o Fluminense, caiu na semifinal do Mundial de Clubes para o Al-Hilal, foi vice da Supercopa do Brasil para o Palmeiras, vice da Recopa Sul-Americana para o Independiente Del Valle, eliminado pelo Olímpia na fase de oitavas de final da Glória Eterna.
O próximo compromisso do time carioca acontece no sábado (30), às 16h (horário de Brasília), diante do Bahia, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes mesmo da demissão, Sampaoli ainda comandou o Flamengo durante quatro dias.