Na última terça-feira (4), os baianos Ulan Galinski, do mountain bike (MTB), e Paôla Reis, do BMX, foram convocados no ciclismo para representar o Time Brasil para disputa das Olimpíadas de Paris. As competições acontecem a partir do próximo dia 26 de julho.

Foto: Marcus Carneiro / Divulgação
Quem são Ullan e Paôla?
Ambos os ciclistas têm um histórico de apoio do Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), uma autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ulan, de 25 anos, em particular, foi beneficiado pelos editais recentes do programa Bolsa Esporte.
Natural da região da Chapada Diamantina, Ulan também é o atual campeão brasileiro da sua categoria e conseguiu a vaga pelo ranking de nações, no qual terminou em primeiro. Ele vai competir na categoria de trilhas entre os dias 27 e 28 de julho na sua primeira participação olímpica.
“O Governo do Estado e a Sudesb já vêm fazendo um trabalho excelente, que tem gerado frutos com a Bahia sendo o estado brasileiro que mais performou e medalhou nas Olimpíadas de Tóquio 2021. Neste ciclo olímpico, tive o apoio que me deu segurança e tranquilidade na conquista deste e outros objetivos que estou conseguindo galgar e concretizar ao longo da minha carreira”, comenta Ulan.
Oriunda do Projeto Pedal, uma parceria da Sudesb com a Associação de Bicicross de Salvador (ABS), Paôla também contou com apoio da autarquia estadual com a concessão de passagens aéreas – inclusive para a preparação para as Olimpíadas em solo francês – e dos programas Faz Atleta e Bolsa Esporte.
“Desde que comecei a andar de bike, queria participar das Olímpiadas. Estou me preparando desde o início. É um momento muito feliz! Foi uma preparação dolorosa. Me superei bastante esse ano porque tive uma lesão, mas já voltei a competir e estou 100% recuperada”.
As provas do BMX racing, modalidade que Paôla disputa, acontecem nos dias 1 e 2 de agosto no “Saint-Quentin-en-Yvelines BMX Stadium”.
Convocados
No BMX Racing, a vaga foi conquistada por Paola Reis, após a vitória no Pan-Americano de ciclismo no ano passado, e ela mesma representará o país. Da mesma forma, no feminino de estrada quem conquistou a vaga foi a própria Tota Magalhães, por meio de sua colocação no ranking.
Já no masculino de estrada, o Brasil garantiu a vaga com a sexta colocação de Nicolas Sessler no Pan-Americano, mas quem ficou com a cota foi Vinicius Rangel, que atualmente compete pela equipe Moviestar.
No mountain bike, as vagas foram conquistadas através dos rankings de nações: Raiza Goulão foi convocada para a vaga feminina e Ulan Galinski será o representante masculino nas trilhas.