De Salvador, na Bahia, para o Mundo! Campeã olímpica em Tóquio, e bicampeã mundial, Bia Ferreira conquistou a medalha de ouro no boxe feminino, categoria até 60kg, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A brasileira venceu a colombiana Valdes Pana por decisão unânime dos juízes, conquistando o título.
Foto: JAVIER TORRES/AFP
A brasileira entrou no ringue muito confiante, afinal, estava lá uma atual campeã olímpica contra uma adversária abaixo no Ranking Mundial. No primeiro round, uma sequência de golpes deixou a colombiana atordoada, que por sua vez, não conseguia contragolpear a brasileira. Foi então que, ao final do round, os juízes deram 10 a 9 para Bia.
No segundo round, o árbitro conversou bastante com a colombiana, que não estava fazendo uma luta ofensiva. Foi então que, Bia Ferreira, conectou um gancho de direita que balançou a colombiana e à fez cair no chão. Sem muito o que fazer contra a brasileira, a adversária já aceitava a derrota e, por unanimidade, os juízes deram a vitória à soteropolitana.
Mais cedo, Tatiane Chagas enfrentou outra colombiana, Yeni Arias. Que por decisão dividida dos árbitros, ficou com a medalha de prata. Ela já havia garantido a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao se classificar para a decisão.
Mais chances de medalhas no Boxe
Keno Marley, Caroline Almeida, Jucielen Romeu, Bárbara Santos e Wanderley Pereira sobem ao ringue para as finais das respectivas categorias.
12h45 – Masculino até 71kg
13h – Feminino até 75kg
13h15 – Masculino até 92kg – Keno Marley17h – Feminino até 50kg – Caroline Almeida