A dupla brasileira Luiz Manara e Claudio Massad venceram bem na estreia das Paralimpiadas. De início, bateram os espanhóis Jorge Cardona e Ander Cepas, cabeças de chave número 1, com parciais de 9/11, 11/9, 11/9 e 11/6. Com o resultado, os brasileiros estão classificados para as quartas de final da competição na classe MD18.
Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar os franceses Mateo Boheas e Thomas Bouvais, que derrotaram os australianos Ma Lin e Nathan Pelissier por 3 a 2 com parciais de 7/11, 11/5, 11/6, 8/11 e 11/3.

Foto: Silvio Ávila/CPB
O jogo
O primeiro set começou completamente dominado por Jorge Cardona e Ander Cepas, que abriram 9/2. Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad, entretanto, reagiram e marcaram seis pontos seguidos para ficar apenas um atrás dos adversários. Apesar disso, os espanhóis foram melhores nos momentos decisivos e fecharam a parcial em 11/9.
No segundo set, quem começou arrebentando foram os brasileiros. Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad abriram 6/1, mas viram os espanhóis marcarem quatro pontos seguidos e encostarem em 6/5. Os brasileiros voltaram a abrir vantagem e chegaram a 9/6. Mas novamente Jorge Cardona e Ander Cepas reagiram para empatar em 9/9. No fim, Manara e Massad foram mais consistentes e conseguiram fechar a parcial em 11/9.
O equilíbrio marcou o começo do terceiro set com as duas duplas trocando pontos até o empate em 3/3. Os brasileiros respiraram pouco depois ao marcar quatro vezes seguidas e chegarem a 7/3. Mas Jorge Cardona e Ander Cepas não deram mole, reagiram e viraram para 9/8. Mas Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad mantiveram a cabeça fria e conseguiram fechar em 11/9 para virar o jogo.
No quarto set, Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad começaram arrasadores e abriram 6/0. O domínio continuou e eles chegaram a 9/1. Apesar da tentativa espanhola de reação no final, eles fecharam a parcial por 11/6 e venceram o jogo