A seleção brasileira feminina de vôlei jogou contra Porto Rico, nesta quarta-feira (20), pela 4ª rodada do Pré-Olímpico, em Tóquio, no Japão. Após a vitória apertada na rodada passada, onde bateu a Bulgária por 3 x 2, a equipe venceu as porto-riquenhas por 3 sets a 0, e estão invictas na competição. O time capitaneado por José Roberto Guimarães, técnico do Brasil, sofreu no primeiro set. Contudo, dominaram o resto da partida e as meninas do Brasa saíram vitoriosas.
1º set: seleção assustada no início, mas Diana e Rosamaria conseguem controle
Apesar de Porto Rico ser uma seleção mais frágil, o Brasil levou um susto quando as adversárias abriram 2 x 0 no início da partida. Mas, Diana, a nossa central, estava quente e, junto à Rosamaria, dominou a quadra e não teve pena das adversárias. Guimarães ajustou o posicionamento das meninas, que viraram o jogo para 12 x 8. Parecia que viria uma vitória super tranquila, mas só parecia.
Isso porque Porto Rico resolveu engrossar o caldo. Por um momento a diferença chegou a ser de quatro ponto, o Brasil vencia por 21 x 17. A seleção ainda cedeu alguns pontos, mas fechou em um erro de saque de Ortiz: 25/21.
2º set: bicampeã olímpimpica aparece
Na volta para o segundo set, um novo susto. Como aconteceu no primeiro, as porto-riquenhas largaram na frente. Dessa vez, começando com 4 x 2 no placar. Porém, devido à fragilidade das mesmas, o Brasil conseguiu se impor. Thaísa, bicampeã olímpica não só empatou em 4 x 4, mas virou o set para 7 x 5 com dois aces seguidos. Diana, outro destaque do time, também marcou duas vezes seguidas para abrir 10/6.
O susto veio e a seleção de Porto Rico encostou no placar fazendo 12 x 10. No ace de Diana, que estava a milhão, o segundo em três pontos, a seleção marcou 18/10. Ali já não havia espaço para mudanças de rumo. Thaisa fez mais um bloqueio, melhor fundamento do Brasil no jogo, e marcou 23/12. Ainda houve tempo para que Zé mandasse Kisy e Naiane à quadra. No fim, foi a própria oposta quem fechou o set: 25/15.
3º set: imponente, Brasil vence a partida
Com 2 x 0 já no placar, a seleção brasileira já sentia o sabor da vitória. No entanto, à exemplo do que aconteceu contra a Bulgária, não podiam vacilar. Mas, diferente dos dois últimos set`s, Porto Rico não ameaçou. Tanto é que o Brasil estava na frente desde o primeiro minuto do terceiro período. Júlia Bergmann, a menina de ouro, já abriu10 x 4. Rosamaria, maior pontuadora da seleção brasileira com 15 bolas no chão, fez chover.
Já perto de acabar a partida, a central Diana seguiu a todo vapor. Com um ace, marcou 21/8. A partir dali, foi só manter o ritmo: 25/9, em um ataque de Julia Bergmann.
Buscando ficar entre as duas melhores seleções do torneio para garantir uma vaga em Paris 2024, o Brasil voltará a jogar na madrugada de sexta-feira (22). As comandadas de José Roberto Guimarães terão um desafio duro contra a Turquia, em Tóquio, no Japão, às 4h (de Brasília).
Números do jogo:
Maiores pontuadoras:
Rosamaria (BRA): 15 pontos
Thaisa (BRA) – 14 pontos
Diana (BRA) – 13 pontos
Julia Bergmann (BRA) – 13 pontos
Pontos de ataque:
Brasil – 46 pontos
Porto Rico – 25 pontos
Pontos de bloqueio:
Brasil – 13 pontos
Porto Rico – 2 pontos
Pontos de saque:
Brasil – 5 pontos
Porto Rico – 1 ponto
Pontos em erros adversários:
Brasil – 11 pontos
Porto Rico – 17 pontos