Seleção brasileira estreou no Pré-Olímpico com vitória sobre seleção Qatari através de sets diretos. O favoritismo do Brasil foi confirmado pelas parciais de 25-16, 25-19, 26-24. Lucarelli e Alan foram destaques de uma seleção brasileira instável no passe.
O técnico Renan Dal Zotto trouxe a quadra a escalação tradicional da seleção com: Bruninho, Alan, Lucão, Flávio, Lucarelli, Honorato e Thales (líbero). Na teoria, essa é a melhor linha de passe do Brasil, porém no terceiro set, a oscilação na recepção colocou a seleção atras do placar, precisando de uma substituição de Adriano por Honorato para conseguir a virada no set, já que o Catar vencia por 22-19.
A superioridade da seleção era certeza contra o Catar, uma seleção com pouca história no voleibol, apesar de se encontrar no seu melhor momento, contudo a atuação da seleção brasileira em fundamentos específicos, colocou o terceiro set no risco. Honorato, que foi tão bem na Liga das Nações, apresentou instabilidade no passe, prejudicando a virada de bola do Brasil, que viu a seleção Qatari crescer nos bloqueios e depender apenas da sua virada de bola para fechar o set. Mas, o técnico brasileiro mexeu no fundo de quadra e Adriano fez uma passagem de saque excepcional que empatou o set para o Brasil e com Lucarelli fechou o jogo.
A preocupação é pensando na tabela, já que o Brasil irá enfrentar outras seleções com o saque mais forçado e variado, como Cuba e Itália. Renan vai precisar ajustar a casa para garantir uma das vagas classificatórias.
Amanhã, o Brasil enfrenta a República Tcheca, às 10h, com transmissão da Rede Globo e Sportv.
Pontuadores brasileiros:
Lucarelli (14), Alan (14), Flávio (8), Lucão (7), Bruninho (5), Darlan (5), Honorato (4), Otávio (1), Adriano (1), Thales (L).