No primeiro dia do judô nos Jogos Parapan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile, o Brasil já levou seis medalhas em oito possíveis. Lúcia Araújo (-57kg), Rosi Andrade (-48kg), Thiego Marques (-60kg) e Harlley Arruda (-73kg) ganharam o ouro, enquanto Elielton Oliveira (-60kg) ficou com a prata e Giulia Pereira (-48kg) levou a medalha de bronze para casa.

Foto: Washington Alves/CPB
A judoca Lúcia Araujo inclusive conquistou o bicampeonato, vencendo a atleta dos Estados Unidos, Maria Mutia. A paulista começou sua campanha no Parapan com uma vitória por waza-ari sobre Eslendy Lamadrid, da Colômbia. Em seguida, na semifinal, Lucia ganhou por ippon da argentina Paula Gomez.
Teve dobradinha na categoria -48kg feminino. Rosicleide Andrade venceu seus três combates para levar o ouro, enquanto Giulia Pereira ficou em terceiro lugar, com uma vitória e duas derrotas. Completando o pódio, a argentina Rocío Ledesma ganhou dois combates para levar a medalha de prata.
Disputa entre os homens
Entre os homens, Thiego Marques e Elielton Oliveira garantiram uma final 100% brasileira na categoria até 60kg. Na disputa pelo ouro, Thiego saiu na frente ao conseguir um waza-ari no primeiro minuto da luta. Em seguida, Thiego projetou Elielton para conseguir um ippon e garantir a medalha de ouro.

Foto: Washington Alves/CPB
Por fim, nos 73kg, Harlley Arruda venceu o estadunidense Anthony Ferraro, por ippon, e o cubano José Romero por hansoku-make, para chegar na final. Na decisão, o brasileiro encarou Eduardo Gauto, da Argentina e venceu por ippon para assegurar o quarto ouro do Brasil no dia.
Ainda nesta categoria, Rayfran Mesquita perdeu nas quartas de final, para Jennys Garcia, de Cuba. O brasileiro chegou na disputa do bronze, mas acabou perdendo para José Romero por ippon, ficando fora do pódio.