A tarde desta quinta-feira (26), nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, foi história para a seleção brasileira feminina de Handebol. Com a vitória sobre Cuba por incríveis 49 a 11, além de garantir o Brasil na semifinal da modalidade, quebrou o recorde mundial de gols neste esporte, que pertencia a equipe masculina.
Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Handebol
Brasil feminino quebra recorde do masculino
Em 1995, a Seleção masculina bateu a República Dominicana por 48 a 18. O maior placar na história do esporte em Pan aconteceu em Mar del Plata. O recordé, portanto, foi quebrado nesta quinta pelo feminino.
Mas a goleada não foi um recorde, no geral. Isso porque a maior goleada num jogo oficial de Handebol ocorreu no ano de 1981. Na ocasião, a seleção soviética venceu a afegã pelo impressionante placar de 86 a 2.
O jogo
De fato, um atropelo. Ninguém esperava por um placar tão elástico desse, apesar das adversárias serem tecnicamente de um nível inferior. No primeiro tempo, o Brasil foi para o intervalo com incríveis 30 gols de diferença.
A vaga nas semifinais já estava assegurada, quando no segundo tempo, a equipe feminina ainda continuou num ritmo muito alto. Licinara e Érika atordoaram a defesa cubana, que com muita dificuldade, cometia muitos erros.
Cubaaté fez três gols seguidos, quando já estava 48 x 8, mas o gol brasileiro para fechar o caixão e decretar o novo recorde mundial de gols veio com um minuto para acabar.
Vaga assegurada
Com a vitória, o Brasil fechou na liderança do grupo B, agora com seis pontos conquistados em três rodadas. Foram 100% de aproveitamento. A Seleção já havia vencido Paraguai e Uruguai nas duas primeiras partidas do grupo