No primeiro dia dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, o Brasil foi ao pódio nada a menos que 46 vezes, no melhor início brasileiro na história dos Parapans. O detalhe foi que só de medalhas de ouro foram 19, 10 só na natação. A delegação brasileira obteve ainda 14 pratas e 13 bronzes.
HALTEROFILISMO
O Brasil conquistou três medalhas com esta modalidade neste sábado (18). Mariana D’Andrea confirmou o favoritismo e levou o ouro na categoria 73/79 kg, em seguida, completando a dobradinha, Caroline Fernandes foi prata na mesma categoria.
Lucas Santos também foi ouro, mas na categoria até 49kg masculina e Fechando o dia, Lara Lima subiu no topo do pódio e quebrou o recorde das Américas com o tricampeonato.
NATAÇÃO
Outra categoria que encheu o Brasil de orgulho foi a natação. A primeira medalha do dia surgiu da raia de Patrícia Pereira com o ouro no 50m peito feminino SB3, em seguida, tivemos Douglas Matera com outro ouro nos 100m costas masculino S12. Ale Oliveira também brilhou no primeiro lugar do pódio no 100m peito SB4, com apenas 15 anos e fechando, Susana Schnarndorf, da mesma categoria, ficou com o bronze.
O AVASSALADOR TÊNIS DE MESA
O Time Brasil de tênis de mesa não deu chances a ninguém e conquistou 22 medalhas. Na classe 9-10 feminina, a vencedora foi Danielle Rauen e Allana Maschio terminou com o bronze. A categoria 1-3 feminina, tivemos Marliane com a medalha de ouro e Thais Severo com o bronze. Na classe oito, Sophia Kelmer e Lethicia Lacerda garantiram prata e bronze e Aline obteve o bronze na modalidade 6-7.
No masculino, Thiago Gomes venceu o ouro invictamente na modalidade 11, Luiz Manara foi tricampeão na classe oito, Jean Mashki conquistou o terceiro lugar no pódio, Claudio Massad foi o melhor na categoria dez e Gabriel Antunes, na mesma classe, levou o bronze. Na modalidade dois, Guilherme Costa fechou com a prata e Iranildo Espindola com o bronze.
Na classe cinco, Lucas Arabian ficou com a prata e Cadu Moraes, o bronze. Fechando, na categoria nove, Lucas Carvalho e Fábio Silva, da três, levaram prata e bronze, respectivamente.
Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 são transmitidos na televisão fechada pelo “Sportv”.
Dominante no futebol de 5 e de 7
O Brasil também estreou vencendo nas duas modalidades de futebol do Parapan. No futebol de 5, disputado por atletas com deficiência visual, vitória por 1 a 0 sobre o México, gol do atacante Nonato. No futebol de 7, que engloba atletas com paralisia cerebral, os brasileiros venceram a Argentina por 2 a 1. Os gols do Brasil foram marcados por Ubirajara e Matheus.