Na manhã desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Salvador, o Esporte Clube Vitória foi homenageado pela conquista do título da Série B. A cerimônia aconteceu no Plenário Cosme de Farias, na capital baiana, à pedida do vereador da cidade e torcedor rubro-negro, Anderson Ninho (PDT).
“O sonho tornou-se realidade. Eles [diretoria] souberam solucionar problemas. Essa sessão é uma homenagem ao Vitória, aos jogadores e, em especial, à diretoria. Esses homens acreditaram e não desistiram, não foram covardes. Eles não abandonaram o meu, o nosso Vitória”, afirmou o idealizador da homenagem.
Fábio Mota consegue reerguer o Vitória
Tudo isso começou no ano passado, em 2022, quando o Leão da Barra estava na terceira divisão do futebol brasileiro. O Vitória estava à beira de uma queda para Série D, com apenas 2% de chance de classificação à fase final do torneio. Esses 2% se transformaram em classificação não somente para o quadrangular final da Série C, mas para a segunda divisão. Tudo isso com o apoio do torcedor.
Neste ano de 2023 muitas coisas aconteceram: eliminação na primeira fase do Campeonato Baiano, pelo quinto ano seguido, da Copa do Nordeste, também na Fase de Grupos, e da Copa do Brasil pelo Nova Iguaçu na fase inicial.
Campanha maravilhosa na Série B
A saber, nem o mais otimista torcedor vermelho e preto acreditava no acesso à primeira divisão. Só para lembrar que o Vitória só iria disputar a Copa do Brasil 2024 se fosse campeão da Série B, mas, com a força da torcida, o Leão da Barra ficou mais da metade do torneio no G4 e na liderança da competição.
Nesse período, a equipe dirigida por Léo Condé fez uma campanha incrível com 72 pontos, 22 vitórias, seis empates e 10 derrotas em 38 rodadas. Em resumo: acesso e título.