Na madrugada deste domingo (24), em Melbourne, na Austrália, o espanhol Carlos Sainz, que vai se despedir da Ferrari no fim desta temporada, saiu vitorioso pela primeira vez no ano. Charles Leclerc, companheiro de equipe, garantiu a primeira dobradinha da equipe italiana, ao terminar em segundo. Lando Norris, que correu em casa, completou o pódio.
Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
A corrida começou com Max Verstappen, tricampeão mundial da Red Bull, que venceu às últimas duas provas, largando na pole position. No entanto, na terceira volta, quando o mesmo estava à nove segundos do mesmo Carlos Sainz, o holandês viu que seu carro estava apresentando problemas.
O carro realmente estava superaquecendo, logo, Verstappen precisou abandonar a prova na terceira volta e Sainz tomou a dianteira. Pouco tempo depois do tricampeão mundial de Fórmula 1 abandonar a corrida, foi a vez do heptacampeão Lewis Hamilton, apresentar problemas.
O britânico deixou o autódromo com mais se 10 voltas completadas. O fim de prova para Mercedes ocorreu na volta 30, quando George Russel também nao conseguiu completar a prova.
Carlos Sainz, que não tinha nada haver com isso, dominou o resto da prova de ponta à ponta. O treinos e a classificação já haviam indicado o caminho da Ferrari para o pódio e uma possível vitória no GP da Austrália, e o abandono de Verstappen foi uma ajuda a mais para a equipe italiana. Sem a RBR para brigar, ficou mais fácil para a escuderia colocar Carlos Sainz e Charles Leclerc nas duas primeiras colocações.
Resultado
- Carlos Sainz (Ferrari) 1m513s363
- Charles Leclerc (Ferrari) +2s366
- Lando Norris (McLaren) +5s904
- Oscar Piastri (McLaren) +35s770
- Sergio Pérez (RBR) +56s309
- Lance Stroll (Aston Martin) +1m24s818
- Yuki Tsunoda (RB) +1m32s922
- Fernando Alonso (Aston Martin)*
- Nico Hulkenberg (Haas) +1m46s684
- Kevin Magnussen (Haas) +1 volta
- Alex Albon (Williams) +1 volta
- Daniel Ricciardo (RB) +1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) +1 volta
- Valtteri Bottas (Sauber) +1 volta
- Guanyu Zhou (Sauber) +1 volta
- Esteban Ocon (Alpine) +1 volta
- George Russell (Mercedes) – ABANDONOU
Lewis Hamilton (Mercedes) – ABANDONOU
Max Verstappen (RBR) – ABANDONOU