Neste domingo (21), às 16h, no estádio Manoel Barradas, Barradão, Vitória x Bahia iram protagonizar o quinto clássico do ano, dessa vez, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, marcará o retorno do embate entre os dois na Série A após cinco anos. O prognóstico é o seguinte: em quatro jogos no ano, duas vitórias Rubro-Negro venceu dois, houve um empate, e um triunfo do Tricolor.

Foto: Victor Ferreira / ECV
Como chegam
O time de Léo Condé, há duas semanas, conquistou o Campeonato Baiano encima do rival. No primeiro jogo, vitória do Vitória de virada por 3 x 2, no Barradão. Na Fonte Nova, um empate por 1 x 1, onde o rubro-negro baiano conquistou o 30º título da competição. São 80 estaduais, três campeonatos brasileiros e oito títulos de Copa do Nordeste envolvidos neste clássico.
Hoje, neste exato momento, o Leão da Barra se encontra na 17ª posição com nenhum ponto somado. Em sua estreia enfrentou o Palmeiras, também no Manoel Barradas, onde foi derrotado por 1 x 0. O Bahia, por sua vez, já disputou dois jogos. A estreia foi no Internacional, no Beira Rio, onde perdeu por 2 x 1. Porém, no segundo duelo, venceu o Fluminense na Arena Fonte Nova pelo mesmo placar.
Último clássico na Série A e retrospecto
O último Ba-Vi na elite do futebol brasileiro aconteceu no dia 11 de novembro de 2018. Assim como irá acontecer neste domingo, 18, o clássico foi disputado no Barradão, casa do Vitória. Dentro de campo, o duelo foi equilibrado e o Leão largou na frente, mas o Bahia foi buscar o empate e o jogo terminou em 2 a 2.
Os dois gols do Vitória foram de Léo Ceará, centroavante da equipe naquela temporada. Por outro lado, o Bahia marcou com Nilton, ainda na primeira etapa, e confirmou o empate com Eric Ramires. Os donos da casa eram comandados por João Burse, enquanto o Esquadrão tinha Enderson Moreira como treinador.
Ao todo, Bahia e Vitória já se enfrentaram 30 vezes na história da Série A e o equilíbrio impressiona. Até aqui foram nove jogos vencidos pelo Esquadrão e também nove jogos vencidos pelo Leão. Os outros 12 jogos foram empates entre as duas equipes. O detalhe é que: o Rubro-Negro nunca perdeu em seu estádio
VITÓRIA
Por lesão, Dudu (lesão no joelho) e Camutanga (em recuperação de entorse no joelho), estão vetados pelo Departamento Médico do Vitória para o clássico. Já PK, com incômodo muscular, ainda é dúvida e pode ser surpresa na lista de relacionados de Condé.
Como novidade, o Vitória poderá contar com o novo reforço Willean Lepo. Anunciado nesta semana, o lateral-direito já teve seu nome publicado no BID da CBF e está liberado para o Ba-Vi no Barradão. Voltando aos desfalques, saiba quais opções Condé tem para as lacunas no time titular.
Para substituir Camutanga, Condé deve promover a estreia de Bruno Uvini. No meio campo, Léo Naldi deve ganhar a vaga de Dudu. Ja PK, caso não reuna condições de jogo, dará lugar para Lucas Esteves.
Como novidade, o Vitória poderá contar com o novo reforço Willean Lepo. Anunciado nesta semana, o lateral-direito já teve seu nome publicado no BID da CBF e está liberado para o Ba-Vi no Barradão. Voltando aos desfalques, saiba quais opções Condé tem para as lacunas no time titular.
BAHIA
Rogério Ceni terá força máxima para enfrentar o Vitória. Apenas o volante Acevedo e o lateral Ryan seguem de fora do time, em meio a recuperação de cirurgias.
As dúvidas no time do Bahia são por conta das improvisações realizadas por Rogério Ceni no time titular do Esquadrão. Contudo, o bom desempenho em campo no triunfo sobre o Fluminense na última rodada agradou a Comissão Técnica e a Nação Tricolor. Ou seja, há chances de Ceni repetir a equipe.