Muito obrigado, meninas! Pela primeira vez na história das Olimpíadas, o time Brasil conquista uma medalha na ginástica artística por equipes. Foi com muita emoção , foi literalmente no último aparelho que a medalha de bronze veio. Estados Unidos, de Simone Biles, conquistou o ouro e a Itália ficou com a prata.
Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Rebeca Andrade, apelidada de rainha da ginástica artística brasileira, foi a última atleta no Salto e, com uma nota de 15.100, estava em quarto lugar. Foi na nota da Grã-Bretanha, na trave, que o bronze veio.
Paralelas
Curiosamente, o primeiro desafio das brasileiras era justamente o que o Time Brasil não eram tão bom. Contudo, as apresentações tanto das brasileiras quanto das chinesas foram impecáveis. Na sequência, na trave, Julia Soares, Flávia e Rebeca representaram o Brasil, garantindo mais 39.966 a delegação.
No solo e no salto, aparelhos de maiores notas para as ginastas brasileiras, Julia Soares abriu dançando “Cheia de manias”, do Raça Negra, seguida de Flávia e Rebeca, com o seu tão famoso “Baile de favela”. No total, com ótimas atuações e o gingado brasileiro, a soma foi de 40.966 pontos.
Fechando a participação do Brasil, o solto foi peça chave, conquistando a maior nota entre todos os aparelhos. Com emoção até o fim, Jade Barbosa, Flávia e Rebeca somaram 42.366. Assim, no finalzinho, conseguiram ultrapassar a seleção britânica, garantindo a medalha histórica.