Quem viu, viu. Quem não, só por história. Na tarde desta segunda-feira (7), Andrés Iniesta, ídolo do Barcelona e ex-meio campista da seleção espanhola, anunciou sua aposentadoria do futebol aos 40 anos. Já tinha anunciado que pararia na última semana, porém, iria esperar até o dia “8”, número que usou por tantas vezes.
Após semanas em que houve especulações sobre sua continuidade, chegando até mesmo a retornar a algum time menor da Espanha, Andrés Iniesta decretou o encerramento de uma jornada em que vestiu profissionalmente as camisas do FC Barcelona , Viseel Kobe do Japão e Emirates Club de Dubai.
Na manhã desta segunda-feira (7), o craque publicou um vídeo muito emocionante em suas redes sociais:
Os títulos de Andrés Iniesta no FC Barcelona
Andrés Iniesta tornou-se uma das figuras mais emblemáticas da história do FC Barcelona , sendo um dos bastiões, junto com Lionel Messi e Xavi Hernández, da época mais gloriosa da história de Culé . No total, com a camisa blaugrana venceu 674 jogos, 57 gols, 135 assistências e 32 títulos : 22 locais e 10 internacionais.
Estão divididos em: 9 Ligas espanholas, 7 Supertaças de Espanha, 6 Taças do Rei, 4 Ligas dos Campeões, 3 Supertaças da Europa e 3 Mundiais de Clubes .
Comemoração de Andrés Iniesta após gol na final da Copa do Mundo da África do Sul de 2010.
A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul transformou Andrés Iniesta em ídolo nacional
Além de ser querido pelos culés, em 2010 conseguiu entrar no coração de todos os espanhóis ao marcar na final contra a Holanda o gol que deu à Espanha a vitória por 1 a 0 e, consequentemente, seu primeiro título mundial. Da mesma forma, vale lembrar que também fez parte das seleções campeãs da Euro 2008 e 2012.
Os três graus obtidos no Japão
No Japão também se renderam aos pés de Andrés Iniesta . Graças à sua contribuição, o Vissel Kobe , clube fundado em 1966, conquistou seus três primeiros títulos da história. A Copa do Imperador de 2019, a Supercopa do Japão de 2020 e, mais importante, a J1 League de 2023 .