Nesta quarta-feira (4), o Fluminense venceu o Internacional por 2 x 1, no Beira Rio, em Porto Alegre, e se classificou para a final da Libertadores, no dia 28 de outubro, no Maracanã. Germán Cano, artilheiro da competição, marcou o gol derradeiro aos 44′ da etapa final. Pela primeira vez na história, o Tricolor das Laranjeiras vai à finalíssima da Glória Eterna.
No primeiro jogo, no Rio de janeiro, local da final, os dois haviam empatado pelo placar de 2 x 2.
Amanhã (5), o Fluzão vai conhecer o seu adversário na final. Ou Palmeiras, podendo ter uma decisão brasileira, ou Boca Juniors, da Argentina. Ambos se enfrentam no Allianz Parque, em São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília).
Ambiente hostil em Porto Alegre
Do lado de fora do Beira Rio, um lindo “corredor de fogo” da torcida do internacional. Fogos e mais fogos na chegada do ônibus com a delegação gaúcha. Na parte de dentro, mais de 50 torcedores empurravam sua equipe.
Primeiro tempo
Pela parida de ida ter sido empate, estava tudo em aberto para esse confronto. No entanto, o time de Fernando Diniz, também treinador da seleção brasileira, entrou desligado e viu o Colorado ter as melhores ações durante os primeiros 45 minutos. Logo aos 10′, Gabriel Mercado, zagueiro do inter, tratou de abrir os trabalhos fazendo 1 x 0.
Dessa forma, o Flu se desesperava. Germán Cano, o seu artilheiro, não estava conseguindo sair da marcação gaúcha. Mas, o melhor ainda estava por vir. Nem Keno e Ganso, que tentavam de tudo que é jeito fazer o Fluminense jogar, estava dando certo.
Veio o segundo tempo e tudo mudou. Diniz ajustou o posicionamento de alguns atletas e promoveu mudanças. Jhon Kennedy entrou no lugar de Felipe Mello e Martinelli no lugar de Alexander, que deram mais amplitude ao time. E foi assim que, aos 36′, o mesmo Kennedy recebeu boa bola e empatou o jogo. Empatando também o placar agregado em 3 x 3.
Festa colorada “entra pelo Cano”
Mas, quando tudo parecia caminhar para os pênaltis, ele apareceu. Germán Cano, artilheiro não só do Tricolor Carioca, mas de toda a Libertadores, recebeu um passe magistral de calcanhar de Kennedy e só empurrou para o fundo das redes do goleiro uruguaio, Sérgio Rochet. Fluminense classificado 2, Internacional eliminado 1.
Cano chegou a 15 gols pelo clube neste torneio, e se igualou a Fred, um dos maiores ídolos tricolores. Na atual edição, o argentino tem 12 tentos.
