Gareth Southgate renunciou ao cargo de técnico da Inglaterra após a derrota na final da Euro 2024 para a Espanha , confirmou a Federação Inglesa de Futebol (FA) na terça-feira. O contrato de Southgate expiraria em dezembro e, embora fontes tenham dito à ESPN que a FA queria que ele continuasse até a Copa do Mundo de 2026, Southgate optou por sair após oito anos como técnico.
Foto: MI News/NurPhoto via Getty Images
Em uma declaração divulgada pela FA , Southgate disse: “Como um orgulhoso inglês, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Significou tudo para mim, e eu dei tudo de mim.”Mas éd hora de mudar e de um novo capítulo. A final de domingo em Berlim contra a Espanha foi meu último jogo como técnico da Inglaterra.
Southgate no comando da Inglaterra
Southgate, 53, jogou 57 vezes pela Inglaterra e assumiu o comando de 102 jogos como técnico. Apenas Walter Winterbottom (139) e Sir Alf Ramsey (113) treinaram a Inglaterra com mais frequência.
Depois de assumir o comando em 2016, ele levou a Inglaterra às semifinais da Copa do Mundo de 2018, à final da Eurocopa de 2020 e às quartas de final da Copa do Mundo de 2022, antes de chegar à sua primeira grande final em solo estrangeiro, na Alemanha.
Southgate começou a trabalhar na FA como chefe de desenvolvimento de elite em 2011 e, desde que substituiu Sam Allardyce cinco anos depois, ele tem sido amplamente reconhecido por reformular a cultura do time da Inglaterra e reconectar o time com os torcedores.
“Tive o privilégio de liderar um grande grupo de jogadores em 102 jogos”, continuou a declaração de Southgate. “Cada um deles tem orgulho de vestir os Três Leões em suas camisas, e eles têm sido um crédito para seu país de muitas maneiras.O time que levamos para a Alemanha é cheio de jovens talentos empolgantes e eles podem ganhar o troféu que todos sonhamos. Estou muito orgulhoso deles e espero que apoiemos os jogadores e o time do St. George’s Park e da FA, que se esforçam todos os dias para melhorar o futebol inglês e entender o poder que o futebol tem de impulsionar mudanças positivas.”
Southgate encerrou sua mensagem declarando: “Temos os melhores fãs do mundo, e o apoio deles significou o mundo para mim. Sou fã da Inglaterra e sempre serei.
“Estou ansioso para assistir e comemorar enquanto os jogadores criam mais memórias especiais e conectam e inspiram a nação como sabemos que podem. Obrigado, Inglaterra — por tudo.
Buscas por novo técnico
Fontes disseram à ESPN que Eddie Howe, Graham Potter e Mauricio Pochettino estão entre os principais candidatos para substituir Southgate . O presidente-executivo da FA, Mark Bullingham, confirmou que a busca já começou e elogiou a contribuição de Southgate e seu assistente Steve Holland ao futebol inglês.