Pedrinho é o novo presidente do Vasco. Multicampeão com o Cruzmaltino e comentarista esportivo, de 46 anos, vai comandar o clube entre 2024 e 2026. Ele levou a melhor sobre o advogado Leven Siano e será o substituto de Jorge Salgado a partir de janeiro. A eleição ocorreu neste sábado (11).

Foto: Igor Siqueira / UOL
Pedrinho recebeu 3372, contra 1844 do adversário. Dos eleitores aptos, 84% votaram na eleição. A votação foi online, mas o sócio teve a opção de votar em cabines na sede do Calabouço, no Centro do Rio de Janeiro. Nas urnas separadas, com os votos suspensos, o ex-jogador recebeu 372, enquanto Leven recebeu 74.
Desafios de reforma em São Januário e apoio de ídolos
O ex-comentarista da Globo tem como principal desafio colocar em prática a reforma de ampliação e modernização de São Januário, que já está viabilizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro através de um projeto de lei que já foi enviado à Câmara do Vereadores para votação.
Ele terá o apoio de ídolos do Vasco, como Felipe e Edmundo. Seu 1º vice-presidente-geral será Paulo César Salomão Filho, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJD), filho do ex-desembargador Paulo César Salomão e sobrinho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão.
O 2º vice-geral é o advogado Renato Brito. O também advogado Alan Belaciano está indicado para a Assembleia Geral com Jaime Pfaltzgraff Ribeiro como vice.
“Quero agradecer ao Leven. A disputa foi justa e leal. Ele é muito competente, merece todo o respeito. Tudo que eu falei durante a campanha continua. Uma das minhas intenções é fazer o Vasco diferente do que vimos nos últimos anos. O objetivo e o ideal é o Vasco vencedor e campeão. É isso que vamos buscar daqui para frente” disse Pedrinho, novo presidente do Vasco.
Histórico no Vasco
Ele chegou ao clube aos seis anos para jogar futsal e se tornou jogador profissional. Integrante de uma das gerações mais vitoriosas da história do clube, acumulou diversos títulos, entre eles o da Libertadores de 1998. Ele também foi comentarista do Grupo Globo entre 2019 e 2023.
O futebol continua sendo gerido pela 777 Partners, empresa norte-americana dona de 70% da SAF da equipe. Os outros 30% ficam com a associação Club de Regatas Vasco da Gama, no caso, com Pedrinho presidente.
Confusão
O día, contudo, não foi tão calmo assim. Mais cedo, torcedores invadiram o local onde estava ocorrendo a eleição e teve que ser interrompida por um tempo. Jorge Salgado, atual mandatário Cruzmaltino até dezembro, fez um gesto de uma “banana” para a torcida.