O jornal espanhol “Superdeporte”, principal periódico desportivo da cidade de Valência, fez duros ataques ao jogador Vinícius jr, do Real Madrid. Na capa, é possível ver uma foto do atleta com um nariz grande, fazendo referência ao famoso personagem “Pinóquio”.

Foto: Superdeportes
Este fato aconteceu depois de Vinícius Jr dar um depoimento à justiça espanhola, na última quinta-feira (5), sobre os atos racistas que sofreu, vindos da torcida do Valencia, no último dia 21 de maio, no Estádio Mestalla. O brasileiro disse que o ato foi generalizado e que se sentiu bastante ofendido.
Valencia emitiu um comunicado atacando Vini
Em comunicado oficial em seu site, o Valencia acusou o astro do clube merengue de proferir ‘mentiras infundadas’ e exigiu uma retratação pública por parte do jogador.
Veja abaixo:
Face à informação publicada sobre a alegada declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinicius Jr., afirmando que todo o Estádio Mestalla lhe lançou insultos racistas no jogo entre Valencia CF e Real Madrid CF na temporada passada, o Clube deseja manifestar a sua surpresa, rejeição e indignação.
Como o próprio treinador Carlo Ancelotti reconheceu publicamente, em nenhum caso o comportamento pode ser generalizado a todo o Estádio Mestalla.
O Clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Esta questão exige o envolvimento de todos, e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações.
Os torcedores do Valencia não podem ser classificados como racistas, e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração esta manhã.
Brasileiro presta depoimento no tribunal
O brasileiro foi ao tribunal de Madri para prestar depoimento sobre insultos racistas recebidos Também por videoconferência, se manifestou perante ao juizado da cidade de Valência. Conforme informações da agência de notícias EFE, Vinicius vai prosseguir com uma ação judicial.
O tribunal também teve a presença do advogado dos três jovens, entre 18 e 21 anos, que foram identificados e proibidos de acessar o Mestalla para sempre.

Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP via Getty Images
Relembre o caso
Na partida entre Valencia e Real Madrid pelo campeonato espanhol, em 21 de maio, torcedores no Estádio Mestalla xingaram Vinícius Júnior de macaco antes, durante e após o jogo. Durante o confronto, o jogador apontou dois indivíduos que estavam proferindo insultos racistas e o embate foi paralisado por alguns minutos. No final, o brasileiro foi expulso após uma confusão entre as equipes.
Posteriormente, nas redes sociais, o presidente de LaLiga, Javier Tebas, retrucou uma publicação do camisa 7 que pedia mais posicionamento com ações e punições aos casos de racismo no futebol espanhol. Na ocasião, o dirigente criticou mais o brasileiro do que os criminosos.