Em uma grande bateria, Gabriel Medina conquistou vaga nas oitavas de finais da etapa da WLS em Punta Roca, El Salvador. O tricampeão mundial desbancou o também brasileiro, Ítalo Ferreira, que ficou em 2° lugar, e também o italiano, Leonardo Fioravanti. Esses, foram para repescagem.
Foto: Beatriz Ryder/World Surf League
Todos os três surfistas fizeram nota na casa dos sete pontos, mas o que fez a diferença no somatório final foi a segunda onda. Medina dominou a disputa desde o início ao fazer um 7.90 e um 7.50. A pressão ficou para cima de Italo e Fioravanti.
Os dois ficaram precisando de notas maiores que 8 pontos, mas não conseguiram achar e caíram para o round de repescagem. O brasileiro tricampeão do mundo avançou às oitavas de final em El Salvador.
Outro destaque foi para João Chianca, o Chumbinho, que retornou às competições mundiais depois de um período fora. Em terceiro lugar nos minutos finais, João ficou precisando de uma nota na casa dos 9 pontos, mas não conseguiu encontrar no fim da bateria e terminou com um somatório de 9.93 (5.43 + 4.50). Ele caiu para a repescagem junto com Ryan Callinan, que terminou em segundo.