No dia 3 de dezembro de 2022, na Arena Fonte Nova, 98% da torcida do Bahia aprovou a transformação do clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) adquirida pelo Grupo City.
Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia
Um ano depois, jogando no Independência, em Minas Gerais, neste domingo (3) o Tricolor foi derrotado pelo América -MG por 3 x 2, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Resultado que deixou o Tricolor con 41 pontos na zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Everaldo, de pênalti, deu esperança para a fanática torcida do Esquadrão de Aço aos 26 minutos da primeira etapa. No entanto, em mais um apagão da zaga baiana, Potiguar empurrou para o fundo das redes três minutos depois.
Ainda na primeira etapa, com 38 minutos, Renato Marques virou para o América. Ou seja, em um intervalo de nove minutos o time mineiro vencia o jogo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, com um minuto de jogo, Renato Marques marcou de novo. 15 jogos depois, três meses, o rebaixado América MG se aproximava de uma vitória. Rogério Ceni então, resolveu mexer na equipe do Bahia.
Ademir, que já jogou no adversário, entrou e fez uma verdadeira fumaça na zaga mineira. Aos 12 minutos, ele mesmo empurrou para o fundo do gol de Jori, diminuindo para a equipe de Salvador.
Com 17 no marcador as coisas começaram a melhorar para o Tricolor. Mateus Henrique, do América, derrotou Biel muito próximo da grande área e foi expulso. Foram mais de 30 minutos com jogador a mais em campo, mas o Bahia não conseguiu fazer nada e perdeu o duelo.
Situação de momento
Com o resultado, o Esquadrão precisa, no mínimo, empatar contra o Atlético MG na Fonte Nova, quarta-feira (6), às 21h30, pela última rodada do Brasileirão. Além disso, torcer para o RB Bragantino vencer o Vasco, para não cair para Série B. Jogo que acontece no mesmo dia e horário, em São Januário.
Em caso de três pontos o Bahia ainda teria que depender de outros resultados: a equipe vascaína não vencer o RB, ou o Santos perder para o Fortaleza, na Vila Belmiro.
Como ficou a briga contra o Z4
15° – Santos: 43 pontos (11 vitórias)
16° – Vasco: 42 pontos (11 vitórias)
17° – Bahia: 41 pontos (11 vitórias)l