Só podia golaço? Sim. Na tarde desta terça-feira (18), em Dortmund, na Alemanha, Turquia e Geórgia protagonizaram o melhor jogo da Eurocopa até aqui. Melhor para os turcos, que venceram por 3 x 1 e largaram na frente no Grupo F do torneio. Arda Güler, jóia turca do Real Madrid, fez um gol que é candidato ao mais bonito da competição.
Foto: Getty
Primeiro tempo: início da história
Diferente do que muitos esperavam, a partida começou bem aberta. Os dois times já protagonizaram chances logo com dois minutos de partida, depois, a Turquía começou a pressionar muito os Georgianos. Foi então que, aos 25′, Müldür, da equipe vermelha, acertou um chutasso de fora da área que também é candidato à Gol da Euro.
A porteira parecia se abrir. Isso porque, aos 27′, em jogada pela direita, Kenan Yildiz, da Turquia, marcou. No entanto, o gol foi descartado após uma revisão do VAR por impedimento. O interessante foi que, depois dessa anulação, o confronto pegou fogo, lá e cá. Khvicha Kvaratskhelia, jogador mais técnico da Geórgia, não conseguiu fazer muita coisa com a excelente marcação turca.
Em um dia não tão bom do seu craque, coube a Kochorashvili tomar as redias da partida. O camisa 6 avançou pela esquerda e bateu. Depois do resvalo na defesa, Mikautadze empatou aos 32′. O confronto continuou em alto nível até os minutos finais do primeiro tempo.
A Geórgia continuou encima, por outro lado, a Turquía enfraqueceu a sua marcação. Aos 40′, Georges Mikautadze (Georgia), finalizou com o pé direito do meio da área. Assistência de Otar Kakabadze com um passe de cabeça.
Segundo tempo: que jogão!
O segundo tempo veio, inicialmente, com a mesma túnica dos primeiros minutos: muito equilíbrio. Porém, aos 20′, após uma finalização de Khvicha defendida, Arda Güler, joia turca do Real Madrid, finalizou com o pé esquerdo de fora da área ao ângulo superior esquerdo. Assistência de Kaan Ayhan e 2 x 1 para alegria da torcida turca.
Depois disso, Kochorashvili continuou jogando muito pelo lado georgiano. Com 30 minutos ele tentou uma jogadaça pelo meio driblando todo mundo e bateu, porém a bola caprichosamente pegou na trave. Os georgianos continuaram encima, Otar Kakabadze tentou um passe em profundidade que encontrou Georges Mikautadze em posição irregular.
Perto do fim, uma pressão absurda do time branco. Primeiro numa falta aos 40′, Zuriko Davitashvili (Georgia) finalização com o pé direito do meio da área. Depois, no esquinado para os georgianos, nos acréscimos, Kerem Aktürkoglu finalizou com o pé direito de fora da área depois de um contra-ataque.