17 de junho de 2008. Há exatos 16 anos, feitos nesta segunda-feira (17), o Boston Celtics conquistava seu último título de NBA. A espera foi longa, mas acabou. Com uma vitória no jogo 5 por 4 x 1 na série sobre o Dallas Mavericks, o time de Jayson Tatum e Jaylen Brown conquistou o 18º Larry O’Brien e agora é o maior campeão isolado da competição.
Foto: Getty
O primeiro período foi muito equilibrado, com os dois times ficando quase dois minutos sem pontuar. O primeiro ponto do jogo foi anotado por Darick White, no território duplo. O Mavs só pontuou com quatro minutos no relógio, mas de nada adiantou. Isso porque o Boston engatou a quinta marcha no fim e venceu por 28 x 18.
Dallas necessitava de uma reação, que não veio no segundo periodo. Jaylen Brown estava insaciável, com muita sede. O camisa 7 dos Celtics veio para uma sequência de duas sextas seguidas e os Mavs, por sua vez, continuavam errando no perímetro. Tatum, o bailarino mortal, foi um distúrbio e Payton Pritchard veio para três pontos no último minuto. 39 x 28.
A equipe adversária até melhorou no terceiro período, equilibrando as ações. Melhorou no perímetro, além das bolas no garrafão. No entanto, mesmo com Luka Doncić ainda querendo ajudar sua equipe, a vantagem ainda era grande. Dallas venceu o terceiro período por 21 x 19, as o jogo já pareceria perdido com mais de 20 pontos de desvantagem.
O último período veio apenas para cumprir protocolo. O Boston continuou concentrado e apenas esperando para comemorar a sua 18ª conquista e se isolar como maior campeão da liga, superando o Los Angeles Lakers, maior rival, com 17. Jayson Tatum, no jogo fez 24 pontos, viu seu time vencer por 106 x 88 e ser campeão.