Campeão do mundo com a Seleção da Alemanha em 2014, o goleiro Manuel Neuer anunciou sua aposentadoria da equipe comandada por Julian Neilggesman depois de jogar 124 vezes pelo seu país desde 2009. No mesmo ano, também ganhou a luva de ouro de melhor goleiro do torneio. “Hoje marca o fim da minha carreira na seleção alemã de futebol”, escreveu Neuer no Instagram.
“Quem me conhece sabe que não tomei esta decisão levianamente. Sinto-me muito bem fisicamente e, claro, a Copa do Mundo de 2026… também teria me atraído. Mesmo assim, tomei a decisão de que agora é o momento certo para encerrar o meu capítulo na seleção nacional”, acrescentou.

Foto: Clive Rose/Getty Images
Federação alemã agradece Manuel Neuer
A Federação Alemã de Futebol (DFB) prestou homenagem a Neuer, chamando-o de um dos maiores goleiros de todos os tempos. “Todas as palavras parecem muito pequenas. Mas vem do coração: obrigada, Manu”, disse o comunicado.
“Por seus sucessos únicos e notáveis, é claro. Mas especialmente pela sua camaradagem, pela sua dedicação, pela sua inspiração para outros jogadores e milhões de fãs e jogadores de futebol em todo o mundo.
“Você mudou o jogo do goleiro, você o moldou. Assim como esta equipe. Sua equipe. Como backup. Como capitão. Como modelo. Como campeão mundial. Como amigo. Sentiremos sua falta!”
Neuer se junta com grandes nomes que deixaram a seleção
A aposentadoria de Neuer ocorre dois dias depois de Ilkay Gündogan, que está perto de completar o retorno do Barcelona ao Manchester City , também se aposentou do futebol internacional. Ambos os jogadores disputaram o Euro 2024, onde os anfitriões foram eliminados nas quartas-de-final pelo eventual campeã, na Espanha.
O antigo arqueiro do Schalke retira-se como o quinto jogador masculino com mais internacionalizações pela Alemanha, atrás de Lothar Matthäus, Miroslav Klose, Thomas Müller e Lukas Podolski. Espera-se que Marc-André ter Stegen, do Barcelona, assuma o cargo de goleiro titular nos próximos jogos da Liga das Nações e nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
O Bayern, com quem Neuer conquistou 11 títulos da Bundesliga, duas Ligas dos Campeões e dois títulos da Copa do Mundo de Clubes.