Em sua primeira experiência no Pan-Americano, a brasileira Raicca Ventura, de 16 anos, conquistou a medalha de prata na final do Skate Park, na manhã deste domingo (22), em Santiago, no Chile. Ela fez uma volta que garantiu um 82.54 de nota e terminou na segunda colocação, assegurando um lugar no pódio. A canadense Fay Ebert, de 13 anos, levou o ouro, com 84.66.

Foto: Julio Detefon/CBSk
Como foi a prova ?
Na sua primeira volta, Raicca Ventura foi muito bem no início e parecia que iria garantir uma boa nota logo de cara. Mas, infelizmente, caiu em suas últimas manobras e ficou com uma nota de 68.10. E mesmo caindo, já tinha a quarta colocação assegurada.
A brasileira tinha chances reais de entrar no pódio já em sua segunda volta, mas deslizou na pista novamente. Assim como na primeira decida, Raicca Ventura foi muito bem no início e, ao tentar uma manobra difícil, caiu novamente.
Desta vez, recebeu 68.35, um pouco acima do que havia marcado na rodada anterior. Ela permaneceu na quarta colocação, três pontos atrás da peruana Brigitte Aguila, terceira colocada, e 16 atrás de Fay Ebert, que era a líder.
Na sua última volta, três cenários para medalha: caso tirasse uma nota acima de 74, ficava com o bronze. Mais de 79, prata. E com mais de 84, seria campeã panamericana de skate park. No fim, Ela manteve a mesma linha de suas voltas anteriores e marcou 82.54. A estadunidense Bryce Wettstei foi bronze, com 79.95.
Natural de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, ela foi quarta colocada no último Mundial, disputado há um mês. Vale lembrar que Raicca Ventura é um dos principais nomes da