Craque do tetra do Brasil em 94 e Senador do Rio de Janeiro, Romário Faria, foi eleito presidente do América – RJ na noite da última quinta-feira (9). O ex-jogador vai assumir o time carioca já em janeiro de 2024 até dezembro de 2026.
Em 2008, o Baixinho havia se retirado dos gramados, porém, um ano depois retornou para jogar no clube do coração de seu pai. A reunião aconteceu no Club Municipal, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, contando com a presença de dezenas de torcedores.
“Eu me sinto preparado para esse novo desafio na minha vida. É claro que quando eu falo isso, é porque eu tenho certeza e fé em Deus e que vocês americanos, como eu e meu pai, vão me ajudar para que possamos, juntos, recolocar o America no lugar que ele merece. É na primeira divisão do carioca e voltando a disputar uma competição nacional”, afirmou Romário em seu discurso.
Romário já quer que América – RJ seja reconhecido como campeão brasileiro
Foram 52 votos a favor e dois votos em branco, o craque precisava apenas de 37 com ele para ser aclamado presidente da equipe. Ainda por cima, quer que a CBF reconheça o clube como Campeão Brasileiro de 1982, por ter vencido o Torneio dos Campeões.
“Já cheguei a tocar nisso. O America é campeão em 1982. Fizemos um levantamento. É uma situação bem tranquila, vamos dizer assim, e nem um pouco complexa fazer com que o America seja reconhecido como campeão brasileiro”, disse Romário.
Situação americana atual
Hoje na segunda divisão do Campeonato Carioca e fora de competições nacionais desde 2010, Romário terá dificuldades no América. Isso porque atualmente, a equipe conta com uma dívida de mais de R$56 milhões.
Segundo o Baixinho, o projeto é colocar o clube de volta há elite do cenário nacional e planeja chegar na Série B, pelo menos, em seis anos.