Os surfistas brasileiros, Lucas Chumbo, Pedro Scooby e Maya Gabeira, venceram o Big Wave Challenge, evento realizado na praia de Nazaré, em Portugal, na última segunda-feira (22). Chumbo inclusive foi quem fez a maior pontuação individual, levando o título no masculino. Maya Gabeira, por sua vez, foi muito melhor que todas e levantou o título no feminino.
Foto: Damien Poullenot/World Surf League
A competição foi dividida em duas sessões de três baterias. Entre os homens, Scooby foi quem ficou no Jet-Ski. Logo, Chumbo foi quem pegou as melhores ondas e fazendo ótimas performances, no caso, conseguiu um 7.83 para se sagrar campeão. A dupla campeã somou 41.16 pontos e levou o troféu pra casa. Vale recordar que em 2023, ambos não fizeram dupla
“Estava um pouco doente nos últimos dias e até pensei em não competir, mas minha mãe e o Chumbo me deram todo o apoio necessário e acreditaram em mim. No final das contas, valeu a pena! Eu falei para o Chumbo que não estava 100%, mas que iria dar o meu melhor para tentarmos vencer esse campeonato. Estou muito feliz” disse.
Ainda teve uma terceira equipe brasileira, do casal Michelle des Bouillons e Ian Cosenza e outra carioca, Maya Gabeira, competindo junto com o jovem português Antonio Laureano. Michelle e Ian ficaram em sétimo lugar na classificação geral das equipes e Maya na nona posição
Ela sozinha totalizou 14,00 dos 17,27 pontos da dupla, superando os 9,83 da Michelle para festejar o título individual feminino.
Maya Gabeira (Foto: Damien Poullenot/World Surf League)
“Percebemos que os juízes estavam recompensando as manobras, então na nossa segunda sessão, procuramos as ondas que formavam as paredes mais lisas”, contou Maya Gabeira. Na primeira sessão, ou bateria, as duas brasileiras ficaram mais próximas. Então Ian Cosenza concentrou mais em melhorar a performance da Michelle na segunda sessão.
No entanto, ela não conseguiu aumentar os pontos das suas duas notas da primeira participação. A energia e as ondas se intensificaram na segunda sessão e o jovem Laureano conseguiu colocar Maya Gabeira na onda certa para ela confirmar o título de campeã individual.